sexta-feira, 24 de abril de 2015

Ásia - África. VIETNAME QUER RELANÇAR COOPERAÇÃO COM MOÇAMBIQUE




MAPUTO, 24 ABR. (AIM) - O Presidente do Vietname, Truong Tan Sang, manifestou esta quinta-feira, em Jacarta, a disponibilidade do seu país para alargar a cooperação com Moçambique em saúde e educação, segundo um porta-voz do Ministério moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

A fonte explicou que o Vietname tem médicos e técnicos de saúde que poderão se deslocar a Moçambique ou dar formação a moçambicanos naquele país asiático, caso as autoridades moçambicanas aceitem essa cooperação.

O responsável máximo pela diplomacia moçambicana, Oldemiro Balói, reuniu-se com o chefe de Estado vietnamita, num encontro bilateral à margem da Conferência Ásia-África, que decorre na Indonésia.

A reunião serviu, igualmente, para passar em revista
o estágio das relações de amizade e de cooperação, particularmente na esfera económica entre os dois países, adiantou.

No encontro, foram ainda endereçados convites para visitas de Estado entre os dois países e feita referência às celebrações do 40º aniversário da independência moçambicana, que terão lugar a 25 de Junho também em Hanói, capital vietnamita.

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, segundo o porta-voz, lembrou também que existe um acordo entre os dois países na área agrícola, no âmbito do qual Moçambique beneficia de apoios daquele parceiro asiático.

Segundo a fonte, o ministro sublinhou ainda a importância do papel que a operadora de telefonia móvel, Movitel, que é maioritariamente vietnamita e actualmente a terceira maior empresa do sector em Moçambique, joga no desenvolvimento do país.

O Vietname é um dos principais parceiros económicos de Moçambique no Sudeste Asiático, sendo que as trocas comerciais entre os dois países triplicaram nos últimos anos.


(AIM) MAD/DT

Sem comentários:

Mais lidas da semana