quinta-feira, 2 de abril de 2015

HABITUE-SE A SER ESCRAVO. SEJA OBEDIENTE. NO FUTURO SERÁ MUITO PIOR




Bom dia. Se está para apanhar comboio fique sabendo que já o perdeu. Há greve nacional da CP. Os revisores arranjaram a bonita. Só seis comboios circularam esta manhã. O sindicato diz que os valores da adesão rondam os cem por cento. No próximo dia 10 é a Carris e o Metro em Lisboa. Greve de 24 horas em Lisboa. Andar a pé faz bem. Até o governo recomenda. Por isso é que o governo gasta centenas de milhares de euros na frota automóvel, para os ministros e outros da mesma laia. Automóveis de luxo, já se vê, dos mais caros. Podem lá eles deixar de andar nos popós de luxo à custa dos otários dos portugueses que passam  fome e dos que nem por isso. Isso é que era bom!

Expresso Curto. Aqui. Do jornal Expresso. Por Martim Silva, que é editor-executivo. Como sabem o Expresso é do tio Balsemão. O tio Balsemão é do grupo Bilderberg. Aquele grupo do governo mundial, que pela surra interfere na nossa vidinha. Para isso arrecada nos bolsos os governantes, e nomeia-os e faz gato-sapato da vontade dos povos através do hipnotismo manipulador. É o que dizem os más-línguas. António Costa, o do PS, pertence ao Bilderberg desde 1998. Percebe agora por que está ele na corrida para Belém? Não. Para São Bento. Para PM. O de Belém, para PR, será para o ano que vem e já está fabricado pelas máquinas de fazer sacanas nos poderes. Você vota mas de pouco vale por que uns grupos malandrecos já decidiram por si e levam-no a decidir como eles querem. E esta!

Chega de má-língua. Fique com o Expresso Curto, à falta de um Mata-Bicho feito cá na casa do PG.

Desenrasque-se e curta as privações com origem na crise que inventaram para nos tramarem a vidinha mais ou menos que levávamos. Habitue-se a ser escravo e obediente. No futuro vai ser muito pior. Coitados dos jovens.

Redação PG

Bom dia, este é o seu Expresso Curto

Martim Silva, editor-executivo

Relvas, Macedo 'gold' e a ministra que em casa só passa a ferro...

Bom dia, 

4 de abril de 2013. Miguel Relvas pedia a demissão do Governopor causa da polémica licenciatura na Lusófona.

2 de abril de 2015. Praticamente dois anos depois, voltamos a ter o nome Relvas na capa dos jornais e nos destaques dos sites. O Público dá manchete ao tema, dizendo que a Lusófona está “em risco de fechar caso não anule 152 processos académicos”. Explica o diário que o processo relacionado com o curso do antigo ministro está em tribunal para decisão e que se nestes dias a Lusófona não cumprir as instruções do Ministério, pode mesmo ter de fechar portas. 

Outro ex-ministro de Passos também volta à ribalta. Miguel Macedo, o ex-ministro da Administração Interna que saiu do Executivo por causa do caso dos vistos gold terá tentado favorecer amigos próximos e empresários chineses. De acordo com o i, que dá ao tema grande destaque, divulgando inclusivamente excertos de comprometedoras conversas telefónicas, “O DCIAP entende que escutas telefónicas, encontros, jantares e presentes oferecidos por um empresário chinês são indícios de que o ex-ministro terá praticado o crime de prevaricação”. Macedo responde, dizendo “não conhecer o acórdão nem a situação”, mas acrescentando estar “disponível para esclarecer tudo”. O ex-ministro, refira-se, não é arguido nem foi ouvido no processo (uma prática infelizmente comum na nossa justiça).

Como não há dois sem três, falo de mais um ministro de Passos. Mas esta, ao contrário dos anteriores, não deixou o Governo. Maria Luís Albuquerque dá uma entrevista ao Sol para garantir que no futuro está mais inclinada para uma carreira técnica que política: “não me vejo a liderar o PSD”.  A ministra das Finanças revela que o Governo vai decidir a devolução dos ordenados aos funcionários públicos ainda durante este mês. E, para quem tenha curiosidade sobre a sua vida extra-política, revela que em casa só passa a ferro: “O meu marido não ajuda nas lides domésticas - ele faz tudo!”

Já a preparar as eleições legislativas, PSD e CDS devem fechar a coligação pré-eleitoral para o mês que vem, titula o DN, que revela já existir um roteiro para as negociações e que ainda esta semana Marco António e Portas se reuniram para acertar agulhas.

O fim de semana é prolongado e o calor está finalmente aí mas a política nem por isso parece em repouso nesta altura. Ontem, António Costa deixou a Câmara de Lisboa, 2ª feira Fernando Medina toma posse e o assunto é destaque do dia de hoje, com o Público e o Diário Económico a darem honras de foto grande de capa ao líder socialista.

Finalmente, ainda na semana passada se falou muito de Henrique Neto, candidato surpresa às Presidenciais. Mas este é tema em que as surpresas não param (o Palácio de Belém deve mesmo ter mel) e hoje é Helena Roseta que ao DN e à Antena 1 diz estar disponível para ser candidata a Presidente (ou será Presidenta?). Só que há um problema, segundo a própria: “não tenho dinheiro”.

OUTRAS NOTÍCIAS

Será que ainda podemos confiar na administração fiscal e na privacidade dos nossos dados? Com a Lista VIP as dúvidas acumularam-se, mas agora, a revelação da investigação feita pelaComissão Nacional de Protecção de dados é verdadeiramente arrepiante. Até empresas privadas conseguem aceder a dados que deviam estar protegidos. Passos prometeu agir, ontem no Parlamento. "Bandalheira no Fisco" titula, e bem, oPedro Santos Guerreiro no Expresso Diário.

O nosso vinho continua em alta lá fora e agora duas empresas nacionais foram consideradas das melhores do mundo no sector.

Uma explosão de material detonante na última noite numa pedreira de Sesimbra foi ouvida a quilómetros de distância e causou algum alarme, embora não haja vítimas. A GNR já está a investigar o assunto.

Lá fora,

Nas negociações à volta do programa nuclear do Irão continua a empurrar-se com a barriga. E de dia para dia se adia a possibilidade de um acordo. A Foreign Affairs explica o que separa nesta altura Washington e Israel e como os dois aliados podem aproximar-se na questão nuclear.

No combate ao Estado Islâmico, a fuga de europeus para combater ao lado do movimento terrorista continua a preocupar a Europa. Agora foram detidos nove britânicos, quatro deles crianças, que se preparavam para entrar na Síria pela Turquia.

Nos últimos meses ouvimos falar da crise da falta de água no Brasil.Agora é na Califórnia que devido à seca se impõem as primeiras medidas restritivas ao uso de água.

Ainda na água, mas agora do outro lado do planeta, está a causar preocupação a construção de uma “grande muralha de areia”… no mar. Tem tudo que ver com as disputas pelo controlo do mar do sul da China.

Este é um ranking negro. Quais os países com mais condenados à pena de morte? E quais os com mais execuções? A China é o líder destacado. Aqui saiba quem se segue.

No Reino Unido, prossegue a campanha eleitoral e hoje é dia grande: há debate na TV, o primeiro.

No Quénia, um ataque de um grupo armado que invadiu umcampus universitário fez pelo menos duas vítimas mortais. 

Nesta notícia que cita um estudo de Yale ficamos a saber porque é que a internet gosta de nos fazer sentir mais inteligentes do que na realidade somos.

NÚMEROS

700
quem é a tenista que acabou de chegar ao bonito número de 700 vitórias em partidas oficiais?

26
páginas de novas medidas a aplicar no país já foram apresentadas pelo Governo grego às instituições da troika. Mas ainda não há acordo e os prazos ficam cada vez mais apertados. Aqui pode saber quais as ideias que Varoufakis tem na cabeça. 

47
A atribuição do último deputado no novo Parlamento madeirense é assunto polémico e que ainda não está encerrado. O deputado foi atribuído ao PSD, que assim consegue a maioria absoluta na região, mas agora há vários recursos da decisão para o Tribunal Constitucional. Pode estar à vista nova contagem dos votos.

75
Aos 75 anos, morreu a primeira mulher de John Lennon, Cynthia

FRASES

“Passos Coelho devia ter anunciado medidas para impedir que 2032 utilizadores externos e empresas privadas tenham acesso aos dados fiscais dos contribuintes”, Luís Rosa, no i

“Ninguém almoça nem janta sondagens”, Ferro Rodrigues, líder parlamentar do PS, dirigindo-se ao primeiro-ministro no debate quinzenal na AR, quando se debatiam os números do desemprego.

“Compreendo o silêncio de António Costa, mas parece-me imprescindível que nos próximos meses surja uma candidatura presidencial genuinamente de centro-esquerda”, Francisco Assis, eurodeputado do PS, no Público

“Adeus”. Título do texto de António Costa, diretor cessante do Diário Económico, na última página do jornal de hoje a anunciar, precisamente, a sua saída

O QUE ANDO A LER

Comecei agora uma das minhas leituras anuais obrigatórias. “The Best American Magazine Writting 2014” é uma antologia do que melhor saiu publicado nas revistas norte-americanas(Atlantic, Esquire, Rolling Stone, Vanity Fair, etc). É o creme de la creme do jornalismo na sua forma escrita. O perfil do ator Matt Damon, publicado originalmente pela Esquire, abre o livro e é absolutamente imperdível. Tom Junod relata como marcou uma entrevista com o ator e quando o vai buscar ao hotel onde estava hospedado em Berlim (estava a rodar um filme com Clooney) e o encontra no lobby este decide fazer um desvio e passar pelo bar para beber uma cerveja. Já não houve entrevista a Damon. Mas da conversa e dos copos com o ator nasceu um texto magnífico.

Hoje é quinta-feira. Pelas 18.00 temos Expresso Diário para si. Amanhã, sexta-feira Santa, é feriado nacional e a edição semanal do Expresso vai para as bancas.
O Expresso Curto volta na segunda-feira.

Tenha uma excelente Páscoa e um grande fim-de-semana.

Sem comentários:

Mais lidas da semana