segunda-feira, 20 de abril de 2015

Mediterrâneo. TERCEIRO PEDIDO DE SOCORRO. 600 PESSOAS EM RISCO




O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, confirma que há três embarcações em dificuldades no mar Mediterrâneo. Há um pequeno barco a 30 milhas da costa líbia com 100 a 150 pessoas a bordo e um barco maior com 300 pessoas.

Numa conferência conjunta com o primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, Renzi confirmou ainda a existência de um terceiro barco em dificuldades.

A Organização Internacional para as Migrações, a primeira instituição a dar o alerta, diz que serão 600 os ocupantes destes três barcos.

«Muitas vezes, quando estão perto da Líbia, os imigrantes começam a ligar à guarda costeira e às organizações humanitárias para dizer que estão em dificuldade.

Mas isto não significa que estejam numa condição de desespero e que o barco se esteja a afundar», sublinha Flavio Di Giacomo, dizendo que «é muito cedo» para se poder afirmar que o terceiro barco se trata também de um naufrágio.

Os meios de busca e salvamento foram reforçados.

Matteo Renzi insiste no apelo para que seja realizada de emergência uma cimeira ao mais alto nível sobre imigração, envolvendo os vários líderes europeus.

"Malta e Itália são as pontes naturais entre a Europa e África", lembra o chefe de Governo italiano, fazendo questão de deixar um aviso: "O diálogo entre os povos pressupõe justiça. E se existe tráfico humano - porque é isso que está aqui em questão - eu, que represento um país, que às costas tem séculos de princípios de Estado de Direito não posso deixar que os culpados deste desastre fiquem impunes".

TSF

Leia mais em TSF
Naufrágio na Grécia: Três imigrantes mortos (vídeo)

Sem comentários:

Mais lidas da semana