terça-feira, 7 de abril de 2015

Moçambique. Presidente lança hoje comemorações dos 40 anos da independência




O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, lança hoje em Mueda, província de Cabo Delgado, norte do país, as cerimónias comemorativas do 40.º aniversário da independência nacional, que se assinala a 25 de junho.

O primeiro ato das celebrações consiste na cerimónia de acendimento da "Chama da Unidade Nacional", que vai percorrer as 11 províncias do país até ao dia da independência.

O programa do chefe de Estado moçambicano, na povoação de Namatil, contempla a colocação de flores no monumento aos heróis moçambicanos, por ocasião do Dia da Mulher Moçambicana, que se assinala anualmente a 07 de abril.

A escolha de Mueda para o arranque das comemorações dos 40 anos da independência deve-se ao facto de ter sido naquele distrito onde se disparou o primeiro tiro da guerra contra o colonialismo português, segundo os manuais de História moçambicanos, com base em relatos da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder desde a independência do país.

O atual chefe de Estado moçambicano, tal como algumas destacadas figuras da Frelimo, é natural de Mueda, um distrito próximo da Tanzânia, país que acolheu centros de treino e a sede da organização, durante a guerra colonial.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana