Por
forma a prosseguir na sua sanha privatizadora, o Governo tem vindo a apostar na
degradação dos transportes públicos, seguindo uma política de desinvestimento e
desorçamentação para poder vender a preço de saldo e garantir grandes lucros
para os privados. A seis meses do fim do mandato, a maioria de direita acelera
todos os processos de alienação de setores estratégicos, essenciais para o
desenvolvimento do país, e promove uma ofensiva brutal contra os trabalhadores.
Dossier coordenado por Mariana Carneiro.
Neste
dossier, é rejeitada a política
do excel e do negócio do Governo que, a 6 meses de fim de mandato,
abriu época
de saldos nos transportes. São abordadas as razões
pelas quais a TAP não deve ser vendida e desmontados os argumentos
utilizados para justificar o negócio.
As consequências da entrega
da exploração da STCP e da Metro do Porto e a forma como a política
de destruição da STCP favorece interesses privados são analisadas por
quem está no terreno e defende que é possível parar
a sua privatização. É abordada a importância de manter a EMEF pública,
enquantogarantia
da segurança na ferrovia, o papel de Sérgio
Monteiro no processo de privatizações e a atuação
do Bloco na AML. Damos ainda conta das iniciativaspromovidas
pela Fectrans contra as privatizações na Carris, Metro de Lisboa, Transtejo e
Soflusa.
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