segunda-feira, 20 de abril de 2015

Portugal – Dossier. PRIVATIZAÇÃO DOS TRANSPORTES PÚBLICOS: UM ASSALTO AO PAÍS




Por forma a prosseguir na sua sanha privatizadora, o Governo tem vindo a apostar na degradação dos transportes públicos, seguindo uma política de desinvestimento e desorçamentação para poder vender a preço de saldo e garantir grandes lucros para os privados. A seis meses do fim do mandato, a maioria de direita acelera todos os processos de alienação de setores estratégicos, essenciais para o desenvolvimento do país, e promove uma ofensiva brutal contra os trabalhadores. Dossier coordenado por Mariana Carneiro.

Neste dossier, é rejeitada a política do excel e do negócio do Governo que, a 6 meses de fim de mandato, abriu época de saldos nos transportes. São abordadas as razões pelas quais a TAP não deve ser vendida e desmontados os argumentos utilizados para justificar o negócio

As consequências da entrega da exploração da STCP e da Metro do Porto e a forma como a política de destruição da STCP favorece interesses privados são analisadas por quem está no terreno e defende que é possível parar a sua privatização. É abordada a importância de manter a EMEF pública, enquantogarantia da segurança na ferrovia, o papel de Sérgio Monteiro no processo de privatizações e a atuação do Bloco na AML. Damos ainda conta das iniciativaspromovidas pela Fectrans contra as privatizações na Carris, Metro de Lisboa, Transtejo e Soflusa. 


Sem comentários:

Mais lidas da semana