segunda-feira, 27 de abril de 2015

TIMOR-LESTE ASSUME PRESIDENCIA DA COMISSAO DOS MINISTROS DO TRABALHO DA CPLP




MAPUTO, 27 ABR (AIM) Timor-Leste assume desde hoje a Presidência rotativa da Comissão dos Ministros do Trabalho e de Assuntos Sociais da Comunidade dos Paises de Lingua Oficial Portuguesa (CPLP), em substituicao de Mocambique que vinha presidindo a comissao nos ultimos dois anos.

A passagem de testemunho ocorre no quadro da XXII Reunião anual dos ministros do sector, a ter lugar na proxima quarta-feira em Dili, capital timorense.

Moçambique fara a entrega da presidencia rotativa da comissao atraves do Vice-Ministro do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Oswaldo Petersburgo, juntamente com o Vice-Ministro do Género, Criança e Acção Social, Lucas Mangrasse.

Um comunicado do Ministerio do Trabalho, Emprego e Seguranca Social (MITESS), recebido pela AIM, refere que quadros dos dois ministérios já se encontram naquele país, integrados nas respectivas equipas técnicas.

Moçambique, segundo o Vice-Ministro Oswaldo Petersburgo, entrega a Presidência a Timor-Leste orgulhosamente tendo em conta que o balanço do seu desempenho é positivo, sobretudo por considerar que exerceu de forma célere e dignificante o mandato.

Desde a realização do encontro de Maputo, há cerca de dois anos, segundo Petersburgo, todos os compromissos assumidos foram cumpridos, incluindo a preparação dos documentos que serão matéria de análise e adopção na reunião de Dili.

Trata-se da implementação do Plano de Acção saído da reunião de Maputo, o documento que será adoptado em Dili sobre o Plano Estratégico sobre a Higiene e Segurança no Trabalho (HST), para além da assinatura da Convenção Multilateral da Segurança Social da CPLP.

O encontro servirá ainda para o lançamento da campanha contra o trabalho infantil, no dia 1 de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, denominada
Cartão Vermelho contra o Trabalho Infantil na CPLP.

Moçambique, através do Vice-Ministro do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Oswaldo Petersburgo, irá apresentar um tema sobre a
Extensão da Protecção Social a todos e a sua relação com o mercado de trabalho em prol do desenvolvimento e combate à pobreza.

(AIM) MAD/SN

Sem comentários:

Mais lidas da semana