terça-feira, 5 de maio de 2015

Angola. OCUPAÇÃO ILEGAL DE TERRENOS COM DIAS CONTADOS




O Governo da Província de Luanda realiza, amanhã, o seminário sobre a Problemática da Ocupação Ilegal de Terrenos, com o objectivo de encontrar soluções para dirimir estes conflitos. 

A porta-voz do seminário, Ana João, disse que 300  participantes vão debruçar-se sobre o diagnóstico e situação actual da ocupação de terrenos nos municípios de Luanda, bem como a vigência da Lei de Terras.  Ana João informou que o encontro resulta de uma orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, como resposta a questões colocadas no Fórum da Mulher Rural. 

O seminário provincial foi antecedido por encontros municipais para a auscultação das administrações, autoridades tradicionais, religiosas, comissões de moradores e outros membros da sociedade civil. 

A situação actual do cadastro e protecção das reservas fundiárias, sistema biométrico de cadastramento, controlo de cidadãos nas áreas de risco, segurança jurídica dos terrenos, e concessão de direitos sobre terrenos e loteamentos, fazem parte dos assuntos agendados no seminário.

Temas como a ocupação de terras, construção de residências sem infra-estruturas, problemas sociais, criminalidade e impacto na governação, impunidade e responsabilidade criminal pela ocupação, bem como medidas preventivas vão estar em debate. Participam no encontro, orientado pelo governador provincial de Luanda, Graciano Domingos, o ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, deputados à Assembleia Nacional, Polícia Nacional e entidades tradicionais.

Jornal de Angola – foto Domingos Cadência

Sem comentários:

Mais lidas da semana