sexta-feira, 29 de maio de 2015

EDITORA DE RAFAEL MARQUES QUER LIVRO SOBRE O PROCESSO




Bárbara Bulhosa quer que o jornalista conte tudo o que aconteceu desde o lançamento de “Diamantes de Sangue” até à sua condenação de ontem.

A directora da editora portuguesa Tinta da China vai propor a Rafael Marques que escreva um livro sobre “todos os acontecimentos” ocorridos desde a publicação deDiamantes de Sangue: Tortura e Corrupção em Angola até à sentença decretada ontem em Luanda.

O Tribunal Provincial de Luanda condenou o jornalista a seis meses de prisão com pena suspensa no processo de difamação sobre a violação dos direitos humanos na exploração diamantífera, apesar do acordo entre o jornalista e os generais queixosos que dava por encerrado o caso.

“O Processo” é o título que Bárbara Bulhosa pretende dar ao novo livro, caso o jornalista e activista venha a aceitar a proposta.

“Quero avançar com este projeto porque, com todos os avanços, recuos e perseguições a que Rafael Marques tem sido sujeito: os processos em Portugal e Angola e a forma como decorreu este julgamento acho importante ser do conhecimento público tudo o que se passou”, disse àLusa Bárbara Bulhosa que publicou o livro Diamantes de Sangue em 2011.

Entretanto, a edição digital do livro “Diamantes de Sangue” continua disponível, de forma gratuita, na página na Internet da editora portuguesa Tinta da China, tendo registado até ontem mais de 63 mil downloads. Ver aqui.

O jornalista já tinha adiantado ao Rede Angola, em entrevista publicada na quarta-feira, que se o resultado do processo fosse outro que não a sua absolvição, ele iria contar todos os pormenores do que se passou nos bastidores do processo. As negociações com a acusação e as discussões com o juiz Adriano Cerveira Baptista.

Rede Angola com Agência Lusa

“Diamantes de Sangue” chega aos 63 mil “downloads”

Aumenta o interesse pela investigação de Rafael Marques, dois meses depois de a editora disponibilizar a obra gratuitamente na Internet.

Desde que a editora Tinta da China disponibilizou na Internet gratuitamente o livro Diamantes de Sangue: Tortura e Corrupção em Angola, de Rafael Marques, há dois meses, já foram feitos 63 mil downloads.

A informação foi confirmada hoje ao Rede Angola pela editora, no dia em que o jornalista e activista Rafael Marques, autor da obra, foi condenado a seis meses de prisão com pena suspensa por dois anos por calúnia e difamação assim como denúncia caluniosa contra empresas de mineração e sete generais envolvidos nos negócios de diamantes, tendo o tribunal decidido que a circulação do livro teria que ser interrompida, inclusive online.

Rafael Marques terá ainda de pagar uma multa de Kz 50 mil. Em entrevista exclusiva ao RA, que pode ler aqui, o jornalista afirmou que recorreria da sentença a qualquer outra decisão que não fosse a sua absolvição.

Pode fazer o download do livro completo gratuitamente aqui.

Rede Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana