quarta-feira, 13 de maio de 2015

FÁTIMA, MILAGRES E A REALIDADE IMPOSTA POR UM GOVERNO CRÁPULA




Pela abertura do Expresso Curto o desânimo para o ler foi imediato. Por ironia ou crenças o servidor de hoje, Bernardo Ferrão, tirou-nos toda a pica para o ler. Não há abordagem que resista a tantos milagres e às Fátimas. Coisas de quem escreve e também dos que acreditam numa patranha do Cerejeira e do Salazar, que fomentaram e alargaram o espetáculo que tem o seu auge hoje no Buraco da Iria. A “alienação trata os espíritos conturbados com as realidades” do quotidiano, disse um filósofo. Pois será. A realidade é que temos um governo crápula. Aqui no PG prefere-se a realidade e a frustração, a revolta, a luta, por dias melhores. Lutar por um dia Portugal não ter um presidente da República que é um desastre para o país. Nem um governo crápula que em conluio com o primeiro em Belém vai malbaratando o que é nacional. E o que é nacional é bom. Pelo menos era. Há-de voltar a ser e não será por milagre mas através da luta dos portugueses. Assim será.

Fique então com o Expresso Curto. Bernardo, o Milagreiro, deve estar a ironizar sobre coisas sérias. Só pode. Não lemos tudo, só o principio, sugerimos a que não faça o mesmo porque ele costuma ser interessante a servir este Expresso forte e quentinho.

Boa vida e bom dia (só por milagre para dois milhões de portugueses).

Redação PG

Bom dia, este é o seu Expresso Curto

Bernardo Ferrão, editor

Grécia,13 de maio: À procura de um milagre. Ou pelo menos de “inspiração de Nossa Senhora de Fátima”.

Não se pode propriamente falar de um milagre, mas inspiração foi de certeza. Foi a “inspiração de Nossa Senhora de Fátima” que há dois anos nos ajudou a fechar a complicada sétima avaliação. Pelo menos, a fazer fé na palavra do Presidente Cavaco Silva. Estávamos em maio de 2013:

“Foi tomada uma decisão muito importante para o nosso futuro: colocámos atrás das costas a sétima avaliação. Penso que foi uma inspiração da Nossa Senhora de Fátima. É o que a minha mulher diz.”

Perguntará o leitor: Mas porque raio se lembrou desta declaração? Por três motivos, respondo.

- Esta semana assinala-se um ano da saída da troika de Portugal.

- Hoje é 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima.

- E a Grécia está numa situação tão aflitiva que bem jeito lhe davaalguma inspiração divina. E à Europa também.

Mas vamos por partes. Comecemos pela Grécia:

Às voltas com a conclusão da quinta e última avaliação do segundo resgate, Atenas conseguiu vir à tona. Mas por breves segundos. A situação é de desespero e o que se passou ontem é a melhor prova disso mesmo. A Grécia pagou ao FMI recorrendo aos fundos de emergência que tinha depositados numa conta… do FMI. Esta conta, que serviu para acudir à aflição de Atenas, é obrigatória para todos os membros. Mas só pode ser usada em SOS e depois da aprovação dos credores. O diário grego “Kathimerini”, aqui citado peloExpresso, confirma, recorrendo a uma fonte, que todo o dinheiro foi movimentado após uma reunião, na semana passada, entre membros do Governo e o chefe do banco central. Mas problema resolvido, problema criado. A conta ficou vazia. E como já lembrou Varoufakis, Atenas poderá ficar sem liquidez dentro de “um par de semanas.” E até ao fim do ano há 26 mil milhões de dívidas para pagar. Um sufoco que está a encostar o Governo grego, cada vez mais,  ao referendo.

Do que nos livrámos, poderão dizer Passos e Portas no próximo sábado à noite em Guimarães. A troika foi embora há um ano e a coligação assinala a data num mega-jantar que junta os dois líderes, pela primeira vez depois do anúncio do acordo de coligação. E o que dirão eles? Bem, vão certamente explorar até ao tutano o adeus ao “triunvirato” e os “perigos” dos planos do PS – entretanto amaioria recuou e já não vai insistir no exame das propostas do PS por entidade do Parlamento. Mas, voltando ao discurso de sábado, Passos e Portas também não deverão esquecer os “quatro intensos anos de reformas estruturais” que o PM diz ter cumprido, nem os dados que serão hoje divulgados pelo INE. Os analistas estão otimistas com o desempenho da economia nacional nos primeiros três meses deste ano. A economia portuguesa poderá ter apresentado umcrescimento em cadeia entre 0,4% e 1% no primeiro trimestre de 2015 face ao anterior e um crescimento homólogo entre 1,4% e 2,1%. Com estes números, Passos pode falar outra vez dadoença, da cura e do xarope (que a oposição considerou uma infeliz declaração) mas já é tempo de se lembrar dos doentes. Quem o diz é o vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Euro. Valdis Dombrovskis defende que, face à descida do défice orçamental, há "espaço de manobra" em Portugal para se começar a pensar em inverter medidas de austeridade implementadas durante o ajustamento.

Com as carteiras mais vazias, a fé vai servindo de consolo para muitos. E Fátima é hoje, uma vez mais, o espelho de um país maioritariamente católico. As celebrações deste ano estão a ser marcadas por dois assuntos: A morte dos peregrinos atropelados a caminho do santuário. E a visita do Papa Francisco em 2017, por ocasião do centenário das aparições. O presidente do Turismo do Centro já faz contas e diz que a deslocação papal pode trazer um milhão de peregrinos a Portugal . E já reza para que nessa altura não haja uma greve da TAP: “Que isto não se repita”, diz. A noite foi de procissão das velas onde estiveram 200 mil peregrinos. Hoje, são esperadas milhares de pessoas nas celebrações, que começam às 10:00, com a missa, seguida da bênção dos doentes e procissão do adeus.

OUTRAS NOTÍCIAS

“O chão ondula, como um carrossel antigo das feiras. Será dos grandes? Dizem-me que sim.” Luis Pedro Nunes, colunista do Expresso e comentador da SIC Notícias, acompanhado por Alfredo Cunha, descrevia assim o que se vive no Nepal. Estavam de partida do país, para onde tinham ido com a AMI, quando se deu o violento sismo desta terça-feira. O Expresso Diário tem o relato de mais um dia de horror. A CNN fala em 68 mortos e mais de mil desaparecidos.

No outro lado do mundo. Foi só sorrisos. Sobretudo de Hollande, claramente entusiasmado com o aperto de mão a Fidel Castro: “Tive à minha frente um homem que fez história", disse o francês. François e Fidel conversaram durante uma hora à margem da visita oficial que Hollande fez a Cuba. E como está Fidel Castro, sr. Hollande? “Alerta, sagaz, conversador, muito bem informado, com grande acuidade intelectual”, apesar de se ter queixado de “problemas de articulação” no joelho e ombro.

No Reino Unido, Chuka Umunna confirmou que se vai candidatar à liderança do Labour. O trabalhista fez o anúncio através de um vídeo (caseiro) que publicou no Facebook. E quem é este homem que quer suceder a Miliband e que é o preferido de Blair? O Pedro Cordeiro explica.

Negócios conta que há, pelo menos, dois grupos chineses entre os investidores interessados no Banif. Processo está em "fase acelerada", como admitiu Jorge Tomé. O comprador tem de devolver 825 milhões de ajuda pública por liquidar.

Já o Económico diz-nos que apesar de o Governo estar dispensado de entregar o Orçamento para o próximo ano, por causa das eleições,Bruxelas exige que lhe seja enviado um esboço até 15 de outubro.

Um Picasso foi vendido por 159,3 milhões.  Pintado em 1955, "Les Femmes d'Alger" é agora a obra de arte mais cara do mundovendida em leilão. O recorde foi batido pela Christie’s de Nova Iorque.

A Guerra dos Tronos voltou a bater recordes no mundo da pirataria. O 5º episódio da 5.ª temporada foi descarregado ilegalmente mais de 3,2 milhões de vezes, 24 horas depois de ter sido exibido nos EUA.

O Barcelona está na final da Liga dos Campeões apesar da derrota no terreno do Bayern Munique, por 3-2. A final joga-se a 6 de junho, no estádio Olímpico de Berlim. E hoje se saberá com quem: Real Madrid ou Juventus? À Marca, Piqué já disse que “sería muy emocionante jugar contra el Madrid”. Não deixe de ler a crónica da Mariana Cabral, está aqui.

Saiba ainda que a partir de hoje as novas regras do acordo ortográfico passam a ser obrigatórias.

FRASES

"Esta pega, feia, gorda, invejosa, nojenta, salazarenta, cretina e complexada, acha que dizer mal dos outros no FB não tem mal nenhum. Mesmo os que são presos só para fazer o favor à irmandade dela...", Sofia Fava, ex-mulher de Sócrates, sobre Joana Marques Vidal, a Procuradora Geral da República.

“Tenho um mandato a correr que terminará no final do ano. Penso que o modo como o Montepio tem sido apreciado de uma forma negativa e injusta leva-me a candidatar-me e vou estar cá no próximo mandato", Tomás Correia, Presidente do Montepio que adiantou que a auditoria ao Banco não detetou irregularidades. Os lucros recuaram 72% no primeiro trimestre de 2015

O QUE ANDO A LER

Foi o Miguel Cadete que me chamou a atenção para o artigo que hoje vos trago. O Miguel sabe que gosto destes assuntos ligados à televisão.Sobretudo quando juntam televisão e notícias. O texto da VOXdá-nos conta dos problemas que os canais de notícias norte-americanos estão a enfrentar: “Cable news is in trouble, and it’s more about the news than the cable”. Ou seja, a falta de notícias está a complicar a vida a quem vive delas. Pergunta o leitor: Falta de notícias? Na América? Pois, parece que sim. Entre 2000 e 2012 os acontecimentos foram muitos: “Tivemos uma eleição presidencial muito contestada, o maior ataque terrorista de sempre em solo americano, as guerras no Iraque e no Afeganistão, uma crise financeira global, o primeiro Presidente negro, o crescimento do TEA Party, o polémico Obamacare, e os primeiros Estados a legalizarem o casamento gay e a marijuana. E muito mais”. Só que o mundo mudou e o país entrou num período em que “não se passa nada”. “O Congresso está bloqueado e não vai mudar muito, ou nada, no futuro próximo. Os EUA não passam por nenhum atentado terrorista ou crise financeira. E não invadiram o Irão.” Consequência: as TV’s perdem gente. Desde 2008, a FOX, CNN e a MSNBC têm registado uma queda de cerca de 11% de audiência média diária. Como se resolve? O artigo não aponta caminhos ou soluções. Mas subentendem-se. Sobretudo na última frase: “A paz e a estabilidade são más notícias para os canais de notícias da TV cabo.”

Por hoje é tudo. Amanhã o curto é do Miguel Cadete. Nós cá estamos: às 18h00 no Expresso Diário e a toda a hora em expresso.sapo.pt

Tenha um bom dia. Até à próxima.

Sem comentários:

Mais lidas da semana