quinta-feira, 14 de maio de 2015

Inaceitável: o rapaz da Figueira da Foz, Sofia Fava, a TAP e Cristiano Ronaldo




Bom dia, este é o seu Expresso Curto

Miguel Cadete, diretor-adjunto do Expresso

Prometo que não vou falar do Acordo Ortográfico mas, por estes dias, as notícias estão cheias de consoantes mudas. No vídeo do rapaz da Figueira da Foz que desde terça-feira começou a circular no Facebook há violência gratuita. Mas será mesmo bullying? O agredido não esboça qualquer intenção de defesa e raramente reage aos ataques. Um dos seus professores já disse que se tratavam de “assuntos de namoro” mas como é diferente o amor em Portugal. E o pai de uma das agressoras – dois deles já se apresentaram na esquadra – considerou aquilo “inconcebível”.

Afinal, não há bons rapazes, ao contrário do que dizia o Padre Américo, na senda de Jean Jacques Rousseau. Nem boas raparigas. Mas para chegar aí não precisávamos de telemóveis inteligentes nem da internet. Com o Periscope tudo isto será ainda mais crítico. O caso terá sucedido no Verão passado, mas basta ir até ao muro de uma escola primária ou secundária, pública ou privada, para assistir àmalvadez que lá vai pelo recreio. A polícia atuou e já identificou oito agressores, quatro deles maiores de 16 anos que foram indiciados por sequestro e ofensa à integridade física. Já os menores que surgem no vídeo, com 13 minutos de duração, foram alvo de um inquérito tutelar educativo, aberto pelo Ministério Público, disse a Procuradoria Geral da República.

Em sede de YouTube, as visualizações do vídeo já andavam pelos dois milhões quando este foi retirado, já depois de o rapaz, de 16 anos, ter apresentado queixa. Os jornais também se revelam indignados, e não há nenhum diário hoje publicado que não chame o caso à primeira página.

Os adultos também partem para a violência. Sofia Fava, ex-mulher de José Sócrates, chamou “de tudo” à Procuradora Geral da República, Joana Marques Vidal, depois de esta ter votado contra a instauração de um inquérito disciplinar aos magistrados que no Facebook troçaram com o ex-primeiro-ministro.

O gabinete de Joana Marques Vidal não quis fazer qualquer comentário nem revelar se a PGR vai apresentar queixa por difamação. Segundo o Código Penal, um eventual processo criminal dependerá da vontade da vítima. Aqui estará em causa um crime de difamação agravado, punível com nove meses de prisão, apurou o Expresso, mas o “Correio da Manhã” já diz que a “ex de Sócrates arrisca prisão”.

Por isso mesmo, Cuidado com o que se diz nas redes sociais é o tema de um trabalho publicado na edição de ontem do Expresso Diário, a pretexto do segundo caso de violência conhecido através das redes sociais e que por estes dias atormenta o país.

Na vida real, como se sabe, tudo é menos agressivo. Amanhã termina o prazo para a entrega de propostas relativas à privatização da TAP. O Governo não desiste do processo, apesar dos grupos que se têm manifestado contra: “se não houver privatização, a empresa não continuará” disse Passos Coelho, que não quis revelar quantos nem quais os concorrentes. O certo é que para o primeiro-ministro “não haverá despedimentos”, ainda que a decisão caiba ao conselho de administração. O Expresso sabe que há três empresas brasileiras candidatas à privatização, entre as sete entidades que em março assinaram o acordo de confidencialidade para aceder a informação privilegiada sobre a transportadora aérea. E conta quem são a Azul, Gol e Avianca. O Diário de Notícias adianta que a final de um processo que deve estar terminado dentro de duas semanas, poderá ser disputada entre a Avianca e a Azul.

Mais violência emocional. O Real Madrid de Cristiano Ronaldo foi ontem eliminado, no Santiago Bernabéu, pela Juventusde Pogba, Pirlo e Tevez. Depois do vendaval da primeira parte, a equipa de Ancelotti descansou sobre um golo marcado de penálti pelo português. Mas quando Benzema, Bale e Cristiano deram por ela, os italianos já tinham virado a eliminatória e montado a sua defesa. Não houve arte, nem engenho, nem tempo, para fazer o golo que obrigaria a prolongamento. É a Juventus que vai a Berlim jogar com o Barcelona a final da Liga dos Campeões. É o regresso da velha senhora? Depois do tiki-taka de Guardiola vamos assistir ao regresso do catennacio?

OUTRAS NOTÍCIAS

Na Grécia, não há referendo. A hipótese, levantada há dias por Wolfgang Shäuble, ministro das Finanças alemão, não vai para diante. Mas também não se sabe se há acordo entre o governo de Tsipras e as “instituições”, como são conhecidos os credores. São necessários mais três mil milhões de euros em cortes e por isso Varoufakis diz que as negociações estão na sua “fase mais difícil e instável”. (What’s new?)

Na Madeira, a não perder a entrevista de Bernardo Ferrão a Alberto João Jardim na próxima Revista do Expresso, Carlos Pereira é candidato a líder do PS e vai publicar um livro (“A Herança”) em que promete contar tudo sobre a dívida do arquipélago. E contou até quatro o número de resgates assinados pelos governos de Alberto João, até perfazer uma conta calada de 6,3 mil milhões de euros.

No Hotel do Chiado, é hoje apresentado pelo diretor do Expresso, Ricardo Costa, o livro “Cercado”, da autoria de Fernando Esteves. Trata-se de um retrato de Sócrates sem maquilhagem, capturado no tempo em que o líder do PS partiu para a sua última campanha eleitoral.

No PSD morre-se de véspera. Pelo menos em Vila Franca de Xira, onde foi anunciado um debate sobre o tema “O partido na oposição” com Marcelo Rebelo de Sousa e Carlos Carreiras na qualidade de cabeças de cartaz. Toalha atirada ao chão, a cinco meses das eleições? Nada disso, trata-se de uma revisitação da história do partido pois em Vila Franca o PSD nunca chegou ao poder.

Em Bruxelas foi sugerido que Portugal multiplique a sua ajuda aos refugiados do Mediterrâneo. Que multiplique por 47. Em 2014 foram reinstalados apenas 15 pessoas e a Comissão Europeia propõe que o país acolha, este ano e no próximo, 704 refugiados que estão em campos das Nações Unidas, fora da União Europeia.

Em Beja bateu-se ontem o recorde da temperatura mais alta em maio. Os termómetros registaram 40º às 15h50, o que nunca havia sucedido em Portugal desde que há registos. O anterior máximo pertencia a Elvas e à Régua, com 39,5º em 1999 e 2001 respectivamente.

Na Coreia do Norte, o ministro da Defesa foi fuzilado por ter cabeceado durante uma cerimónia oficial. Hyon Yong-chol foi executado ontem, publicamente e depois de ordem do Chefe de Estado Kim Jong-un, com tiros de metralhadora anti-aérea. Centenas de pessoas assistiram ao espetáculo. O ministro da Defesa foi condenado por crime de lesa majestade, depois de ter sido apanhado a dormir numa cerimónia militar.

No Iraque, as tropas norte-americanas liquidaram o número dois do Estado Islâmico. O ministério da Defesa iraquiano anunciou a morte de Abdul Rahman Mustafa Mohammed num ataque com drones. Foi também divulgado um vídeo do ataque que teve como alvo uma mesquita de al-Iyadhiya.

FRASES

"Há uma diferença entre condenar o ataque ao Charlie Hebdo e ser a favor das vítimas". Noam Chomski ao Expresso (ver entrevista na Revista de sábado)

“Se o clube está contente, posso continuar. Se não está, então vão ter que tomar uma decisão”. Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, depois de ser eliminado pela Juventus

“Não vamos a Berlim fazer turismo”. Gianluca Buffon, guarda-redes da Juventus, depois de ter eliminado o Real Madrid

"Estou muito feliz porque consegui o meu objetivo, que era o de melhorar o tempo do ano passado, e reduzi esse tempo de resposta de 42,5 para os 33,6 segundos”. João Bento, 13 anos, depois de ter vencido o campeonato do mundo de cálculo mental

O QUE EU (NÃO) ANDO A LER

Não guardo segredo, mas também não faço alarido por colecionar livros de história de arte portuguesa, sobretudo os que se referem aos séculos XIV e XV. Por isso, ao longos dos últimos anos juntei, com critério largo senão mesmo vago, quase todos os volumes relevantes sobre os chamados Painéis de São Vicente. Essa é a obra que mais controvérsia gerou em toda a história da arte em Portugal dando azo a, contam, mais de 1500 escritos sobre o assunto. A esse respeito, há um livrinho muito interessante precisamente intitulado “Uma Questão Inútil?”, em que se alinha a polémica por ordem cronológica. O tema ainda não está resolvido e muito provavelmente nunca virá a estar; mas já não se vive a paixão de outros tempos, capazes de conduzir ao suicídio um dos seus investigadores, como foi o caso trágico de Henrique Loureiro, ou originar cenas de pancadaria no Chiado como sucedeu entre José Bragança e Almada Negreiros. Ora, o livro que não ando a ler é da pena de José de Almada Negreiros. Chama-se “A Chave Diz: faltam duas tábuas e meia de pintura no todo da obra de Nuno Gonçalves” e é coisa rara. Apareceu agora um exemplar num bom alfarrabista do Porto que é a In Libris. Mas, valha-me Deus!, o tomo custa 1800 euros, o que para mim é um balúrdio. Bem sei que a acompanhar a brochura de 15 páginas publicada em 1950 ainda vem, a título de bónus, uma carta do próprio Almada Negreiros ao historiador Armando Cortesão mais a resposta deste ao iconoclasta pintor. Mas que fazer? Assalto a pequena livraria? Anuncio uma operação de crowdfunding? Ou deixo o meu NIB no próximo Expresso Curto?

O melhor é pedir emprestado ao Martim Silva que amanhã, pela fresca, estará aqui a tirar mais um Expresso Curto. E se ele, que é rico homem, sabe ser o curador de todas as notícias que importam. Essas e algumas outras mais estarão também na plataforma onlinedo Expresso, em atualização permanente, em expresso.sapo.pt. Mais logo, lá pelas 18h, tudo será devidamente aprofundado e comentado no Expresso Diário. É fartar, que hoje e amanhã são os dois últimos dias de acesso livre.

Tenha um rico dia.

Sem comentários:

Mais lidas da semana