quinta-feira, 14 de maio de 2015

Líderes dos dois países mais populosos do mundo reúnem-se no norte da China




Pequim, 14 mai (lusa) - Os líderes dos dois países mais populosos do mundo vão encontrar-se hoje em Xian, no norte da China, numa cimeira invulgar celebrada na imprensa oficial chinesa como "prenúncio de um século asiático".

Num gesto raro, o Presidente chinês, Xi Jinping, receberá o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, na capital da sua província natal, Shaanxi, e não no Grande Palácio do Povo, no centro de Pequim, como é habitual.

China e Índia têm no conjunto cerca de 2.600 milhões de habitantes, o que representa 37% da população do planeta, e apesar de divergirem ainda acerca do traçado da fronteira comum, as suas economias são consideradas complementares.

A visita de Mori à China - a primeira desde que assumiu o atual cargo, em 2014 - ficará assinalada pela assinatura de contratos no valor de 10.000 milhões de dólares, adiantou hoje a imprensa chinesa.

A China é já o parceiro maior comercial da Índia, estimando-se em 70.000 milhões de dólares o montante do comércio bilateral no ano passado.

Depois de Xian, o primeiro-ministro indiano viajará para Pequim, onde vai encontrar-se com o chefe do governo chinês, Li Keqiang, e a seguir visitará Xangai.

Antiga capital da China durante a dinastia Tang (séculos VII a X), Xian foi também a cidade onde um famoso monge chinês, Xuanzang, traduziu as escrituras sagradas do budismo, originário da Índia.

Os dois países travaram uma guerra em 1961, devido a um persistente diferendo fronteiriço, mas as relações têm melhorado muito nos últimos anos.

China e Índia fazem parte do bloco de economias emergentes BRICS, que inclui a Rússia, o Brasil e a África do Sul, e são ambos fundadores da nova instituição financeira internacional proposta por Pequim, o Banco Asiático de Investimentos em Infraestruturas (AIIB, na sigla em inglês).

"Enquanto os dois países olharem sempre para o largo panorama das seus laços bilaterais e transcenderem as diferenças, está fora de dúvida que o dragão chinês e o elefante indiano trabalharão juntos para o rápido rejuvenescimento de duas civilizações", afirma hoje o China Daily num editorial dedicado à visita de Narendra Modi.

AC // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana