terça-feira, 19 de maio de 2015

Paulo Vieira da Silva. “Não quero 15 minutos de fama” – pesadelo de Marco António Costa



Pedro Raínho – jornal i

O social-democrata pediu à justiça que analise a “rede de influências” que Marco António Costa terá montado.

“Não sei quem ele é”, “não conheço nada do percurso dessa pessoa”, “desconheço”. O facto de Paulo Vieira da Silva ter decidido enfrentar o homem forte do aparelho social-democrata explica, em certa medida, a pouca memória que o seu percurso  político terá deixado entre os seus colegas militantes do PSD. Ao i, rejeita todos os louros que pudesse retirar do caso: “Não quero 15 minutos de fama, nem quero voltar à política. O meu palco é a minha família e faço isto por um imperativo de consciência”.

Paulo Vieira da Silva fez disparar os alarmes mediáticos com as palavras certas. Na denúncia que enviou à Procuradoria-geral da República somou a expressão “rede de influências” ao nome de Marco António Costa, o homem que Passos Coelho tirou do governo para gerir a vida interna do PSD. Personagem discreta, de poucas falas, alguns colegas de partido questionam-se como chegou a ter responsabilidades políticas no PSD.

Alguns falam, mas ninguém arrisca dar a cara. Os sociais-democratas questionam-se pela escolha do timing para a denúncia, perguntam-se como foi possível que. no final da década de 1990, tivesse “trocado” o PSD pelo CDS para ir assessorar Avelino Ferreira Torres na câmara de Marco de Canaveses e como acabou na câmara da Trofa a assessorar o vereador Hélder Santos. “Ressabiado”, “invejoso”, “alguém que acha que não consegue fazer mais nada” – os adjectivos e as críticas sucedem-se em ritmo acelerado da boca daqueles que não encontram qualquer valor na denúncia apresentada no dia 23 de Abril.

Paulo Vieira da Silva explica que chegou à câmara do Marco “para cumprir o que foi designado pelo líder do partido”, depois de Luís Filipe Menezes e Manuel Monteiro terem negociado as listas às autárquicas – saiu, de resto, antes do fim do mandato, em rota de colisão com Ferreira Torres, abdicando das funções de assessor para a Juventude. À Trofa, o social-democrata chegou pela mão de Hélder Santos.

Aí, tentou seguir aquilo que diz ser uma regra de vida. “Era o único assessor que não tinha telemóvel da autarquia e nunca, durante todo aquele tempo, coloquei um metro que fosse de deslocações para que câmara me pagasse”, garante. A falta de memória sobre o seu contributo para o PSD também é injusta – o currículo exige algumas linhas. Além de secretário-geral da JSD/Porto, Paulo Vieira da Silva foi conselheiro nacional da juventude do partido entre 1998 e 2002 (era o ex-deputado Pedro Duarte o presidente da estrutura), encerrando o mandato ao receber a distinção de militante honorário da JSD (“aquilo de que mais me orgulho na política”).

Foi conselheiro nacional nos mandatos de Durão Barroso e de Santana Lopes (de quem se diz se próximo). No plano local, foi membro da comissão política distrital de Marco António Costa entre 2002 e 2006 – o ex-líder da principal distrital do PSD foi, de resto, um dos convidados presentes no seu casamento.

“Não tenho nada de pessoal contra o dr. Marco António Costa, sempre o considerei um amigo e isto que fiz, fá-lo-ia se fosse o meu pai ou se fosse a minha mulher”. Desde 2005 que não tem cargos partidários, mas em 2014 anunciou uma candidatura à distrital do Porto, que acabaria por retirar, mostrando o seu apoio a Celso Ferreira. Garante que não quer voltar à actividade política.   Fez a denúncia porque quer ver a Justiça actuar e garantir que o país em que quer ver crescer a sua filha “leva uma volta”. É apoiante “indefectível” de Pedro Passos Coelho, uma “pessoa séria, honesta”.

Sem comentários:

Mais lidas da semana