terça-feira, 19 de maio de 2015

Portugal. NÃO FOI BONITA A FESTA



Paula Ferreira – Jornal de Notícias, opinião

Foi bonita a festa? Não, não foi. Todos os sinais faziam prever uma batalha campal. E ela acabou por acontecer. Não é a primeira vez. Não será, talvez, a última. A festa do futebol transformou-se numa espécie de guerra civil sazonal. E isso não é admissível.

Com a família dividida entre benfiquistas e portistas, tenho sempre a tentação de levar os meus filhos a assistir a um clássico. Seja na Luz ou no Dragão, os meus camaradas do desporto invariavelmente aconselham: "Imagina que o miúdo, na bancada do Porto, celebra o golo do Benfica...". Tenho seguido as palavras deles, sábias, experientes - e fico em casa.

No domingo, num estafado programa televisivo, cujo valor-notícia é igual a zero, com câmaras a seguir em direto na autoestrada as traseiras de um autocarro, o prenúncio era de violência. Não devia ser. O momento abria caminho à festa. A festa dos vencedores e o respeito pelos vencidos. O futebol, convém lembrar, não é uma batalha tribal, é um espetáculo desportivo. Contudo, a regra anacrónica, troglodita, manteve-se. E, no dia seguinte, nos títulos da festa, aparecem "detenções", "casas de banho incendiadas", "vidros partidos", "espancado pela polícia à frente dos filhos menores".

Se o futebol é um espetáculo, quem a ele deseja assistir não merece entrar num cenário de desobediência civil, com escolta policial, na "caixa de segurança", sob pena de, não o fazendo, ser barbaramente agredido. Pelos adeptos rivais. Ou pela polícia. A atuação do comandante da esquadra de investigação criminal da PSP de Guimarães foi, deveras, exagerada. Há uma provocação feia - o adepto ter-lhe-á cuspido na cara. Se o fez, não o devia ter feito, obviamente. Mas a reação agressiva do agente foi mais que desproporcionada. E leva-nos a pensar: se um polícia atua assim no espaço público, em frente às câmaras de televisão, há que temer encontrá-lo na solidão de uma esquadra.

O espetáculo, assim, é miserável. Não basta os responsáveis dos clubes, terminadas as incursões bárbaras, lamentarem os incidentes. Nas entrelinhas da linguagem da bola no ar, o fogo continua por circunscrever. Enfim, os clubes precisam de humanizar, de socializar as suas claques, sob pena de serem responsabilizados pela guerra. Que não é santa, mas (a mim ainda) espanta - o que assistimos no domingo é do domínio da selvajaria, da ausência de quaisquer balizas sociais.

Editora-executiva-adjunta

Sem comentários:

Mais lidas da semana