segunda-feira, 18 de maio de 2015

Portugal. POLÍCIA QUE AGREDIU ADEPTO VIOLOU MANUAL DA PSP E PODE SER EXPULSO




Mesmo que a cuspidela alegada pelo subcomissário seja verdade, as regras da PSP são claras: polícia não podia ter agredido adepto do Benfica.

O subcomissário Filipe Silva infringiu as normas da PSP sobre o uso de força. Mesmo que a sua versão dos factos seja totalmente verdadeira — o polícia alega que o adepto benfiquista José Magalhães o injuriou, ameaçou e cuspiu na cara — as orientações da PSP são claras: a única reação admissível para um caso de injúrias ( cuspir é considerado injúria) é a ordem de prisão. E se o adepto resistisse à detenção, o polícia só poderia usar o bastão para o controlar, e nunca para bater, como as imagens mostram. “É uma situação clara de uso excessivo de força”, garante o juiz conselheiro Mário Mendes, antigo secretário-geral do Sistema de Segurança Interna. “Não há qualquer reação física por parte do adepto do Benfica, o procedimento correto teria sido detê-lo. Mais nada”, acrescenta o magistrado. 

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI  (Expresso Diário)



Ministra dá 30 dias para a PSP concluir inquéritos das agressões policiais

Os incidentes em Guimarães e no Marquês de Pombal vão ser investigados pela Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI).

abela Rodrigues, a ministra da Administração Interna, deu trinta dias para os inquéritos da PSP em relação aos incidentes em Guimarães e no Marquês de Pombal, em Lisboa, estarem concluídos.  

O inquérito, determinado à Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), tem como objetivo "o apuramento dos factos praticados por todos os elementos da Polícia de Segurança Pública que tiveram intervenção nos incidentes ocorridos junto ao Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, e que envolveram agente da PSP e adeptos de futebol", refere fonte oficial do MAI.    

Além das agressões em Guimarães, a ministra da Administração Interna determinou também à IGAI "a abertura de um processo de inquérito com vista ao apuramento dos factos praticados por todos os elementos da Polícia de Segurança Pública que tiveram intervenção nos incidentes ocorridos junto ao Marquês de Pombal e artérias adjacentes, que envolveram elementos da PSP e adeptos de futebol".

Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana