terça-feira, 19 de maio de 2015

Portugal. Roubo aos armazéns do Vitória de Guimarães foi filmado. Ladrões à vista




Minutos depois do final do jogo em que o Benfica se sagrou campeão começou o saque aos armazéns do Vitoria de Guimarães. No vídeo não só ninguém tenta impedir a pilhagem, como o ambiente que se vive é de total descontração.

O vídeo foi obtido pelo Jornal de Notícias, que relata que o assalto foi ao principal armazém localizado no Estádio D. Afonso Henriques e que aconteceu já no final do jogo que opôs o Vitória de Guimarães aos agora bicampeões nacionais.

O jornal afirma ainda que foram levadas centenas de peças de roupa, calçado e material de desporto.

De acordo com testemunhos ouvidos pelo jornal diário, o grupo de ladrões "pegou em mochilas e malas existentes no armazém" e começou a meter nos sacos "chuteiras, sapatilhas, roupa, bolas e tudo o que podiam".

A pilhagem aconteceu numa altura em que os portões do estádio estavam fechados e os adeptos não podiam sair. Quando a saída foi permitida, o grupo passou pelos portões do D. Afonso Henriques com as mochilas e as malas na mão, carregadas de material, sem que as pessoas fossem questionados pelas autoridades ou seguranças do clube.


Falta de informação, de água, de comida para os retidos dentro do estádio não justifica o roubo

Pelo que podemos aperceber-nos em vários comentários, depois de o jogo acabar as pessoas ficaram retidas dentro do estádio demasiado tempo, sem puderem sair. A organização do estádio não teve o discernimento necessário para informar sobre as causas daquela prolongada retenção nem quais as perspetivas. Registava-se falta de água e alimentos para os que estavam retidos. Havia compromissos a cumprir para os que de algum modo iam trabalhar ou para casa para estar com a família, etc. Nesse aspeto a instabilidade foi aumentada pela falta de informação por parte daqueles que devia fazer o devido acompanhamento e esclarecimento aos milhares de pessoas que ainda estavam no estádio sem puderem sair. Num comentário da página da TSF podemos ler:

“Bom, o roubo nunca tem justificação, mas convém que seja analisado o local do roubo. Tive familiares que estiveram no estádio do Vitória mais de uma hora fechados, sem sequer terem recebido informação pelos altifalantes de que não poderiam sair. Sem água ou comida e muito calor. Não havia qualquer policiamento (nem nos bares). Zero!!! Quando tiveram ordem para sair, mandaram fazê-lo por um local diferente de onde entraram, em que se viam portas de emergência. Essas portas de emergência (sinalizadas) estavam trancadas e houve quem começasse a forçar a sua abertura para sair. Quando abriram depararam que se tratava de um local de armazenamento e não saída de emergência. Foi nesse momento que o material foi pilhado. Além disso houve apenas uma porta de saída.”

O roubo à vista nas imagens vídeo mostra a má formação de muitos portugueses na generalidade (as pessoas em números consideráveis). Roubam, levam, “para recordação”. E nem se apercebem que estão a cometer um roubo, um crime. Acham-se “coleccionadores” ou outra coisa qualquer, sem maldade. Afinal são ladrões, por que se apoderam indevidamente daquilo que pertence a outros. Que não lhes pertence. Não lhes foi oferecido mas sim roubado.


Redação PG

Leia mais em TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana