terça-feira, 19 de maio de 2015

Portugal. Trabalhadores em greve contra a subconcessão do Metro de Lisboa




A adesão está a ser elevada. Os trabalhadores agendaram ainda outra greve para dia 26 de Maio.

A adesão dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa à greve de 24 horas era às 07h00 desta terça-feira “elevada”, encontrando-se as portas das estações encerradas, disse  à Lusa Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações.

Segundo a mesma fonte, os trabalhadores prosseguem a sua luta contra a privatização da empresa, em defesa dos postos de trabalho e de um serviço público de qualidade.

O Metropolitano de Lisboa encerrou às 23h20 de segunda-feira para fazer uma greve de 24 horas, em protesto contra a subconcessão da empresa a privados.

“Esta greve é a continuação da luta dos trabalhadores do Metro contra a privatização da empresa, contra a reestruturação que está em curso, que põe em causa imensos postos de trabalho, em defesa dos postos de trabalho e de um serviço público de qualidade”, esclareceu a sindicalista.

Além desta greve de 24 horas, os trabalhadores agendaram ainda uma outra nos mesmos moldes e também em protesto contra a subconcessão do Metro, para dia 26 de Maio.

Anabela Carvalheira acrescentou ainda que “se o governo retirar todas estas coisas e dialogar connosco, estamos ainda a tempo de não fazer a greve de dia 26”.

A transportadora acrescenta que a Carris reforçará algumas das carreiras de autocarros que coincidem com os eixos servidos pelo Metro, entre as 06h30 e as 21h00 de terça-feira.
As linhas com reforço do número de autocarros em circulação são a 726 (Sapadores - Pontinha Centro), a 736 (Cais do Sodré - Odivelas – Bairro Dr. Lima Pimentel), a 744 (Marquês de Pombal - Moscavide – Quinta das Laranjeiras) e a 746 (Marquês de Pombal - Estação Damaia).

O Governo aprovou a 26 de Fevereiro a subconcessão do Metro e da Carris e, em Março, foi publicado em Diário da República o anúncio do concurso público internacional. Os candidatos à subconcessão teriam até 14 de Maio para apresentar as propostas.

No entanto, os concursos internacionais para a subconcessão do Metropolitano de Lisboa e da rodoviária Carris foram prolongados para data indeterminada devido ao número de questões colocadas pelos interessados, disse fonte da Transportes de Lisboa.

Jornal i

Sem comentários:

Mais lidas da semana