terça-feira, 5 de maio de 2015

TSF DISTINGUIDA POR TIMOR




Governo timorense reconhece papel da rádio no processo de autodeterminação e atribui a Medalha da Ordem de Timor-Leste.

A TSF foi condecorada pelo Estado timorense com a Medalha da Ordem de Timor-Leste. A condecoração será entregue a 20 de maio, durante as comemorações do 13º aniversário da independência.

A condecoração atribuída à TSF é um reconhecimento "do contributo da TSF - Rádio Notícias na luta da autodeterminação do povo timorense".

Desde a sua fundação, a TSF decidiu dar um grande destaque informativo à situação em Timor-Leste, tendo acompanhado todas as fases do processo que conduziu à independência. Na sequência do massacre de Santa Cruz, a TSF entrou clandestinamente em Timor, entrevistou Xanana depois da detenção, esteve no Lusitânia Expresso, acompanhou as negociações diplomáticas na ONU, e a atribuição do Prémio Nobel da Paz a D. Ximenes Belo e a José Ramos-Horta.

Em 1999, durante a campanha de terror que se seguiu ao referendo, a TSF realizou uma emissão especial que se prolongou por 10 dias e que foi inteiramente dedicada à situação dramática que os timorenses estavam a viver.

lista de pessoas e organizações que serão condecorados em Timor-Leste, na cerimónia marcada para 20 de maio, foi hoje divulgada pela Casa Civil do Presidente da República, Taur Matan Ruak. Entre as pessoas e organizações que serão condecoradas estão o bispo D. Manuel Martins, Adriano Moreira, Luísa Teotónio Pereira, João Soares e o jornalista Adelino Gomes.

Numa Nota Editorial, Paulo Baldaia, o diretor da TSF, agradeceu a distinção e falou do orgulho que a rádio tem por ter feito uma emissão especial que durou 10 dias sem interrupções.

"Ao longo de mais de uma década ajudamos a romper o muro de silêncio que se tinha construído à volta de Timor e assumimos a informação sobre o que lá se passava como uma causa.

Os jornalistas não esperam recompensa, mas é com imenso orgulho que a TSF recebe a notícia de que as autoridades timorenses reconhecem o nosso trabalho e nos distinguem com a Medalha da Ordem de Timor Leste."

TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana