terça-feira, 9 de junho de 2015

ALEMANHA AMEAÇA A ESTABILIDADE DA ZONA EURO




O diário britânico The Daily Telegraph estima que não só o excedente da balança corrente da Alemanha está fora de controlo, mas que pelo quinto ano consecutivo a Comissão 

Europeia não impôs multas à Alemanha por colocar em perigo a estabilidade da zona euro e por ter violado o procedimento relativo ao desequilíbrio macroeconómico da UE. O diário afirma que “os cínicos poderiam concluir justificadamente que os grandes países seguem as suas próprias regras na Europa e que a Alemanha pode desafiar todas as regras”.

O artigo faz ainda referência ao Fundo Monetário Internacional, que no ano passado alertou a Alemanha para o facto de o seu excedente orçamental ser destrutivo para a união monetária no seu conjunto, não servir os interesses da Alemanha e complicar a saída da crise para os países da zona euro afetados. O jornal insiste que o excedente é um abuso estrutural crónico, que acaba por debilitar o funcionamento da união monetária a longo prazo, e é certamente mais perigoso para a unidade da zona euro do que o quer se se passe na Grécia.


Sem comentários:

Mais lidas da semana