domingo, 28 de junho de 2015

CHANTAGISTAS DA UE-EUROGRUPO MOSTRAM A SUA “RAÇA”. UNIÃO EUROPEIA?




A União Europeia já não é União Europeia mas sim a representante e serviçal em defesa dos grandes grupos económicos, dos especuladores, dos agiotas, dos esclavagistas, que fazem do capitalismo selvagem a sua doutrina, contando com a fidelidade de um magote de economistas e outros “doutores”, não eleitos em sufrágio universal pelos europeus, que na  UE cumprem a função de destruir o projeto de uma Europa Unida, Democrática, Solidária, Equitativa e Justa.

Esta não é a União Europeia que se projetou e que deu alguns frutos positivos no avanço de democracia, dos direitos e das liberdades dos cidadãos europeus. Esta é uma união de servidores do grande capital que visam destruir o projeto europeu como já o estão a fazer há cerca de uma década ou mais, invadindo os poderes da UE com um exército de funcionários obedientes aos que eufemisticamente chamam “credores” mas mais não são que os senhores da Europa e da maior parte do Mundo. É contra aquele bando de malfeitores, que ocupa os poderes da UE, que a Grécia tem vindo a lutar com tenacidade através do governo recém-eleito de Tsipras. É contra o povo grego que o bando no Eurogrupo e demais cadeiras de poder europeu destilam as chantagens e suas hipocrisias com ares de democratas que não são.

A Europa caminha a passos largos para ser dominada totalmente por uma ditadura e guerras que nem nos piores pesadelos cabem na imaginação dos europeus. Contudo, evitar que este desbaratar das conquistas da UE, da democracia, da justiça e de todos os valores positivos conseguidos ao longo de décadas seja estancado ainda está nas mãos do europeus. Urge expulsar da Europa os governos neoliberais (na antecâmara do fascismo) ao serviço de uns quantos para exploração de milhões de europeus. Urge sanear de alto a baixo a nomenclatura pária e parasitária que se apoderou da UE. Essa é a função a cumprir pelos povos europeus. É possível e é urgente!

Se a recusa à luta por este objetivo perdurar podemos dizer adeus ao projeto União Europeia. Mais cedo que tarde voltaremos a ter uma Europa dividida e em guerra.

Salvé slaves!

Redação PG

BCE deve cortar a ajuda à Grécia hoje

O Banco Central Europeu não deve prolongar a ajuda à banca grega. A informação está a ser avançada pela BBC, que adianta que o BCE pode decidir hoje o fim do auxílio de emergência.

Fontes citadas pelo canal britânico consideram que, com o fim do resgate à Grécia, o BCE não tem condições para manter o apoio ao país. Segundo a BBC o fim do financiamento vai acontecer já hoje.

Uma informação que o primeiro-ministro francês não comentou, mas apresentou argumentos que apontam para o sentido contrário. Manuel Valls diz que o BCE deveria manter o apoio aos bancos gregos mesmo que o país não pague a tranche prevista para 30 de junho.

O governante francês lembra contudo que o Banco Central Europeu é "independente" e toma as suas decisões. Se o corte se confirmar, fica em aberto a hipótese de amanhã, segunda-feira, os bancos gregos não abrirem portas por não terem dinheiro.

Na última semana, a instituição injetou dinheiro várias vezes, nos bancos gregos. A confirmar-se, o corte do apoio reforça o cenário de incerteza, depois de o Eurogrupo ter ontem recusado prolongar o resgate, para permitir a realização de um referendo, de hoje a 8 dias.

Ao final da noite, o parlamento de Atenas aprovou por maioria o referendo aos termos do resgate, propostos pelos credores internacionais. O sim à consulta aos gregos foi decidido, com 178 votos a favor. 120 deputados votaram contra.

A aliança no poder - Syriza e Gregos Independentes - deram o acordo ao referendo. O mesmo fizeram os representantes dos extremistas da Aurora Dourada. A restante oposição - que inclui a Nova Democracia, os socialistas do PASOK e os comunistas - disseram não.

TSF – hoje 10:42

2 mil caixas multibanco ficaram sem dinheiro na Grécia

35% das caixas multibanco de toda a Grécia ficaram sem dinheiro este sábado. A informaçao é avançada pela Agência Reuters, que cita três fontes bancárias.

Das 5.500 caixas automaticas, duas mil ficaram vazias depois de se formarem filas para os levantamentos.

As mesmas fontes indicaram que os bancos - em articulação com o Banco Central Grego - fizeram a reposição de dinheiro. Terão sido levantados mais de 500 milhões de euros.

A Reuters conta que no interior do parlamento grego se formou uma fila com cerca de 40 pessoas.

O parlamento está desde manhã a debater a proposta para referendar a questão europeia no próximo domingo.

Em Atenas, está a eurodeputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias. Ela já disse à TSF que os gregos passaram o dia atentos às notícias.

TSF – ontem 22:54

Sem comentários:

Mais lidas da semana