quinta-feira, 4 de junho de 2015

Guiné-Bissau quer investimento da China para projetos público-privados até 2025




Macau, China, 03 jun (Lusa) -- O ministro das Obras Públicas, Construção e Urbanismo da Guiné-Bissau disse hoje em Macau que o país quer captar investimento da China para projetos de parceria público-privadas a desenvolver nos próximos dez anos.

"Definimos uma visão estratégica e fomos à Mesa Redonda [de doadores, em Bruxelas] com um conjunto de projetos. A nível de infraestruturas de desenvolvimento urbano está estimado em 1,2 mil milhões de euros, dos quais já temos mais de 90 milhões garantidos (...) e há 13 programas do valor global que podem ser financiados no quadro de parcerias público-privadas", afirmou José António da Cruz Almeida.

O ministro guineense explicou que os projetos apresentados na conferência internacional sobre a Guiné-Bissau, realizada a 25 de março, em Bruxelas, incluem, por exemplo, a construção de um porto de águas profundas em Buba e a reabilitação do aeroporto de Bissau.

José António da Cruz Almeida está em Macau para participar, na sexta-feira, no Encontro Ministerial sobre Infraestruturas entre a China e os Países de Língua Portuguesa, um fórum que definiu como "muito importante para discutir as formas de financiamento e as oportunidades que a Guiné-Bissau pode ter com a China".

"A China tem investido muito na Guiné-Bissau, mas mais nos projetos públicos. Agora há projetos com caráter de parceria público-privada em que há um investimento muito avultado, que requer um retorno muito longo, e são necessárias garantias que é preciso negociar com os bancos", acrescentou.

Referiu também que a China "é um parceiro incontornável" da Guiné-Bissau desde o período da independência e que a nação asiática "tem investido muito nas infraestruturas, nas pescas e no setor da saúde".

Entre as infraestruturas concretizadas ao longo dos anos com o apoio do Governo chinês enumerou o Estádio Nacional 24 de Setembro, a reabilitação do Palácio da República, a construção do Palácio do Governo, e a obra atualmente em curso do Palácio da Justiça, entre várias infraestruturas hospitalares como o Hospital Amizade China-Guiné-Bissau.

O Encontro Ministerial sobre Infraestruturas entre a China e os Países de Língua Portuguesa é organizado pelo Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial.

No âmbito do encontro, a Guiné-Bissau e Macau vão assinar protocolos de cooperação técnica entre os respetivos laboratórios de engenharia civil e o Instituto da Qualidade e as Obras Públicas.

Está também prevista a assinatura de um protocolo de cooperação técnica entre a Guiné-Bissau e Timor-Leste no setor das obras públicas.

FV // EL

Sem comentários:

Mais lidas da semana