terça-feira, 23 de junho de 2015

São João volta a animar Macau por iniciativa de associações de matriz portuguesa




Macau, China, 23 jun (Lusa) - Jogos populares, artesanato, muita animação e vários petiscos regados com bebidas variadas animam no próximo fim-de-semana o arraial de São João em Macau, uma festa popular em honra do padroeiro da cidade.

Organizado por cinco associações locais - Associação dos Macaenses, Casa de Portugal em Macau, Associação dos Aposentados, Reformados e Pensionistas de Macau, Instituto Internacional de Macau e Associação Promotora da instrução dos Macaenses com a Escola Portuguesa e com o patrocínio e apoio da Fundação Macau e dos Serviços de Turismo, o arraial volta a ocupar um bairro típico de Macau com animação de matriz cultural portuguesa.

De regresso ao arraial está a cereja do Fundão que, segundo a organização, "fez grande sucesso há dois anos" e volta a estar disponível.

Até ao final da administração portuguesa de Macau, a 19 de dezembro de 1999, o dia 24 de junho estava oficializado como o Dia da Cidade de Macau que adotou São João como seu padroeiro porque no mesmo dia do ano de 1622, segundo a tradição, um tiro certeiro disparado da Fortaleza do Monte pelo padre jesuíta de apelido Rho, acertou no paiol da armada holandesa que pretendia tomar o controlo da cidade.

A festa regressou à cidade pela vontade das associações de matriz portuguesa em 2007, tendo nos últimos anos sido assinalada sempre no bairro de São Lázaro.

JCS // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana