quinta-feira, 9 de julho de 2015

40 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DE MOÇAMBIQUE JUNTA ARTISTAS NO REINO UNIDO




Artistas moçambicanos como Mingas, Moreira Chonguiça, Pedro Ben e Otis estão no Reino Unido para abrilhantar diversas galas organizadas para celebrar os 40 anos da independência nacional, assinalados a 25 de Junho último.

Este leque de artistas nacionais inclui ainda músicos e dançarinos como Teresa Maiuko, Benvindo Fonseca, Elias Kacomanolis, Hélder Pack e o grupo local de dança Xipane-Pane.
As celebrações dos 40 anos da independência de Moçambique no Reino Unido tiveram o seu principal momento formal no dia 3 de Julho de 2015, com a realização de uma recepção oficial, que teve lugar no “Instituto dos Directores”, em Londres.

A cerimónia foi abrilhantada pelo consagrado saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça, que interpretou o hino nacional, “Pátria Amada”, e ainda pelo artista nacional Otis.

Participaram membros do corpo diplomático, homens de negócio, académicos, organizações não-governamentais, amigos e membros da comunidade moçambicana, representados pelas associações “Casa de Moçambique” e “Mulher Moçambicana”.

O Governo britânico foi representado pela Baronesa Lynda Chalker, membro da Câmara dos Lordes e Cidadã Honorária de Moçambique, e por outros altos funcionários.

Na ocasião o alto-comissário de Moçambique no Reino Unido, Carlos dos Santos, destacou a alegria e orgulho dos moçambicanos pelos 40 anos da independência, pelas conquistas alcançadas, os desafios e a responsabilidade para um futuro ainda melhor.

A Baronesa Lynda Chalker destacou o crescimento qualitativo e quantitativo das relações bilaterais entre os dois países nos últimos anos, em particular as relações político-diplomáticas, de cooperação e económico-comerciais.

Neste contexto, mencionou a decisão dos dois Governos de elevar o nível das relações através da “Parceria de Alto Nível para a Prosperidade”, aprovada em 2014, decorrendo desde então discussões sobre como maximizar as oportunidades em áreas de interesse comum como a agricultura, indústria extractiva, serviços financeiros, ambiente de negócios e a formação/capacitação nas mesmas áreas.

A celebração dos 40 Anos da Independência de Moçambique no Reino Unido inclui a realização de três galas culturais, no dia 4 de Julho no “Leicester Square Theatre”, em Londres, no dia 6 de Julho no “St George’s Concert Hall”, em Liverpool, e ontem, novamente em Londres, na “Brunei Gallery” da “Escola de Estudos Orientais e Africanos – SOAS, da Universidade de Londres.

Notícias (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana