quinta-feira, 9 de julho de 2015

Contingentes militares do Gabão e da Guiné Equatorial na Independência de São Tomé




A 12 de Julho

São Tomé – Dois contingentes militares do Gabão e da Guiné Equatorial vão desfilar no acto central comemorativo da Independência no próximo domingo, 12 de Julho, em conjunto com as tropas santomenses.

No total são cerca de 80 homens, 45 militares gaboneses e 34 equato-guineenses, que estarão nos próximos três dias, entre 9 e 12 de Julho, em São Tomé.

«A
razão desta presença é a solidariedade que esses países quiseram exprimir em relação a São Tomé e Príncipe. Mas, para nós também é um gesto de profundo reconhecimento, porque esses países são os dois Estados vizinhos que acolheram o movimento nacionalista que conduziu à luta de libertação e o nosso país à independência», justificou o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Afonso Varela, perante os deputados.

O Parlamento aprovou esta quarta-feira a resolução que permite ao Presidente da República autorizar a presença de tropas estrangeiras no território nacional, de acordo com a Constituição.

Os deputados da oposição, particularmente do PCD e do MLSTP/PSD, criticaram o procedimento que não respeitou as normas processuais, obrigando a convocação «de emergência» da plenária, apenas para abordar esta questão.

Há uma semana, quando o Parlamento esteve reunido, questionado por um dos deputados da bancada do PCD, o Presidente da Assembleia Nacional, José Diogo, afirmara na ocasião que não tinha recebido qualquer documento do Governo neste sentido.

As celebrações do 40.º aniversário da Independência contarão ainda com a presença de entidades, artistas e grupos culturais estrangeiros.

(c) PNN Portuguese News Network – Jornal Digital

Sem comentários:

Mais lidas da semana