terça-feira, 4 de agosto de 2015

Execução orçamental efetiva timorense era de 35% no final de julho




Díli, 04 ago (Lusa) - A execução orçamental efetiva do Estado timorense, referente a pagamentos realmente executados, era de 35% no final de julho, ou cerca de 550 milhões de dólares de um valor total anual de 1,57 mil milhões.

Uma análise feita aos dados disponíveis no Portal da Transparência confirma que se forem contabilizados os pagamentos efetuados mais as obrigações (que ascendem a 221 milhões de dólares) a execução alcançava os 49%.

Ainda assim, os 550 milhões registados como efetivamente pagos incluem uma transferência de 133,4 milhões de dólares para a Zona Especial de Economia Social de Mercado (ZEESM) de Oecusse e Ataúro.

Esse valor está registado como "pagamento efetuado" ainda que, em termos reais, só parte tenha sido realmente executado.

Nesta perspetiva, a execução orçamental dos primeiros sete meses está abaixo da realizada em igual período de 2014, quando até final de julho já tinha sido efetivamente pago 33% do valor orçamentado, ou 494,5 milhões de dólares.

Somando o valor em obrigações, de 255 milhões de dólares, a execução ultrapassava os 50%.
A queda na execução orçamental evidencia-se especialmente num das maiores alíneas das contas públicas, o Fundo de Infraestruturas.

Assim, até julho tinham sido efetivamente pagos 15% dos valores previstos para este ano, sendo que somando as obrigações, a taxa de execução era de 31%.

Em igual período de 2014 o Estado já tinha efetivamente pago 19% do orçamentado, sendo que com as obrigações o total executado era de 42%.

ASP // DM

Sem comentários:

Mais lidas da semana