terça-feira, 4 de agosto de 2015

Importações timorenses aumentaram ligeiramente em maio




Díli, 04 ago (Lusa) - Timor-Leste importou em maio bens no valor de 41,69 milhões de dólares, o que representa um ligeiro aumento face ao valor total das importações registadas em abril, quando atingiram os 41,16 milhões de dólares.

Os dados da Direção Geral de Estatísticas do Ministério das Finança, divulgados hoje, confirmam ainda que as exportações ascenderam a 615 mil dólares, pelo que o défice da balança comercial foi de quase 41 milhões de dólares.

No que toca às exportações, a quase totalidade (613 mil dólares) corresponde a reexportações, grupo que identifica "bens exportados que tinham sido, previamente, importados para Timor-Leste e que têm menos de 50% de conteúdo de Timor-Leste de valor".

Se a comparação for feita com maio de 2014, os dados oficiais registam uma queda aparentemente significativa nas importações, que foram nesse período de cerca de 245,14 milhões de dólares.

Ainda assim esse valor é enganador já que as autoridades timorenses contabilizam como importação a entrada de notas americanas ou de moedas de cêntimos timorenses, que são cunhadas em Portugal.

Uma análise detalhada do quadro de importações nota que Portugal surge em maio de 2014 como a principal fonte de importações para Timor-Leste, tendo vendido 207,89 milhões de dólares "de metais preciosos ou metais cobertos com metais preciosos".

Se esse valor for retirado ao total das importações entre Timor-Leste comprou em maio ao estrangeiro bens no valor de 37,25 milhões de dólares.

Recorde-se que o relatório de indicadores estatísticos trimestrais do Ministério das Finanças relativo ao primeiro trimestre e divulgado em junho refere que o volume de importações de mercadorias no primeiro trimestre do ano foi de 102,88 milhões de dólares, o mais baixo dos últimos anos.

Comparativamente ao último trimestre de 2014, quando o volume total foi de 275,84 milhões de dólares, a queda no volume de importações foi de cerca de 139%.

Desde o início de 2013 o valor trimestral mais baixo tinha-se registado no terceiro trimestre daquele ano, quando Timor-Leste importou 121,73 milhões de dólares, mesmo assim quase 16% acima do valor do início deste ano.

ASP // DM

Sem comentários:

Mais lidas da semana