terça-feira, 4 de agosto de 2015

PEDRO PIRES ACREDITA NA NOVA LIDERANÇA VIGENTE NA GUINÉ-BISSAU




O antigo Chefe de Estado de Cabo Verde e igualmente actual presidente da Fundação Amílcar Cabral, Comandante Pedro Verona Pires disse segunda-feira, 03 de Agosto, acreditar na nova liderança vigente na Guiné-Bissau. Pedro Pires falava durante a cerimónia da inauguração da obra requalificada da “Praça de Mártires de Pindjiguiti – Mon di Timba”, em Bissau.

O ex-Chefe de Estado cabo-verdiano que também combatera no território nacional durante a luta da libertação nacional contra o colonialismo português, afirmou na sua comunicação que tomou parte na referida cerimónia no âmbito de amizade e da confiança que as autoridades guineenses depositam na sua pessoa.

Pedro Verona Pires disse estar convencido que com a nova liderança vigente na Guiné-Bissau, que conta com o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira e o presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, a Guiné-Bissau vai mudar para o positivo.
“Acredito nessa nova liderança de geração que não estão metidos muito naquela “sakalata” que o presidente da Câmara Municipal de Bissau referiu a bocado. Esta geração é limpa, por isso devemos apoiá-la no trabalho de desenvolvimento da Guiné-Bissau. Ninguém recebe nada de graça, portanto temos que trabalhar duro para desenvolver o país”, advertiu o comandante.

Lembrou que os governantes africanos cometem erros a espera da ajuda da parte das organizações internacionais ou de outros países, tendo acrescentado ainda que os africanos não podem ficar constantemente a espera de ajuda da parte das organizações internacionais, mas sim, devem trabalhar para o desenvolvimento dos seus respectivos países.

“Cabral defendia sempre que devemos pensar com a nossa própria cabeça e andarmos com os nossos próprios pés. Ele queria que trabalhássemos nós próprios para o desenvolvimento das nossas terras. Isso é fundamental para tornarmos independentes, mas para isso é preciso que pensemos com a nossa própria cabeça e andarmos com os nossos próprios pés”, contou o ex-Chefe de Estado de Cabo Verde.

Aconselhou os guineenses para terem confiança nas suas próprias cabeças bem como para aproveitarem a oportunidade de tempo. Acrescentou neste particular que deve-se aproveitar a oportunidade da nova liderança, que de acordo com ele, “é uma liderança com formação, competente e comprometida com a Guiné”.

“Esta liderança está comprometida com o povo guineense e os seus interesses. O povo guineense responde muito bem sempre que for chamado, mas também os dirigentes eleitos devem responder bem ao povo. Isso é a justiça que se deve fazer ao povo da Guiné-Bissau. O povo guineense é um povo pacífico, como também participou pacificamente em todas as eleições. Tenho a confiança nesta nova liderança para que conduza a Guiné-Bissau para um bom caminho”, referiu o Comandante Pedro Verona Pires.

Aissatu Só/Aguinaldo Ampa – O Democrata (gb)

Sem comentários:

Mais lidas da semana