sexta-feira, 28 de agosto de 2015

PROBLEMAS ECONÓMICOS FAZEM ANGOLA E CHINA "ESQUECEREM" PORTUGAL




Dificuldades nos mercados internacionais estão a ‘congelar’ aposta no mercado luso. Milhões perdidos pelas empresas estão a ser cortados nos investimentos internacionais.

China e Angola têm sido o ‘abono de família’ para a economia portuguesa ao longo dos últimos anos. Uma vaga de aquisições deixou os grandes grupos económicos dos dois países com uma influência decisiva em vários setores da economia portuguesa, mas a situação pode estar prestes a mudar.

O Jornal de Negócios falou com Carlos Monjardino, presidente da Fundação Oriente e Paulo Varela, líder da Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola, que se mostraram pessimistas em relação ao investimento no futuro próximo. Para Carlos Monjardino, as empresas que já são detidas por chineses “deverão continuar o programa que têm”, mas fala de uma “retração” da entrada em novas companhias.

Paulo Varela concorda com a avaliação, garantindo que “os grandes investimentos, como os da Sonangol, têm um caráter estratégico e são para manter”, mesmo com uma redução da entrada de novo capital.

Os cortes no investimento chinês e angolano em Portugal surgem devido à situação difícil vivida em ambos os países, por motivos distintos. A queda progressiva do petróleo está a comprometer a estabilidade angolana, enquanto na China, a atenção está virada para os mercados financeiros.

A queda da produção industrial provocou uma onda de pessimismo em Xangai, que provocou esta semana uma ‘segunda-feira negra’, a pior sessão mundial desde a queda do Lehman Brothers.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana