quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Número de trabalhadores não residentes em Macau sobe em agosto



Macau, China, 29 set (Lusa) -- O número de Trabalhadores Não Residentes autorizados a permanecer em Macau aumentou 0,8% entre julho e agosto para 180.187 pessoas, mas ainda assim o número é inferior em 350 pessoas ao apurado em junho.

Dados do Gabinete de Recursos Humanos do Governo de Macau indicam que em junho o número de Trabalhadores Não Residentes era de 180.523 pessoas.

Face a agosto de 2014, o número de Trabalhadores Não residentes aumentou 11,66%.

Os Trabalhadores Não Residentes são estrangeiros autorizados a permanecer em Macau para suprir falta de mão-de-obra qualificada local e apenas podem viver na cidade enquanto possuírem um contrato de trabalho e a respetiva autorização, mas não adquirem qualquer estatuto ou direito reservado aos titulares de Bilhete de Identidade de Residente.

O aumento do número de Trabalhadores Não Residentes em agosto verificou-se em duas categorias: os funcionários dos hotéis, restaurantes e similares, que aumentaram para 46.904 pessoas, e as empregadas domésticas, que passaram para 22.929.

Macau é desde 20 de dezembro de 1999 uma Região Administrativa Especial da China com autonomia administrativa, executiva e judicial.

A economia de Macau está assente nos serviços, com o setor do turismo, especialmente o jogo em casino, a afirmar-se como a principal fonte de receita pública devido aos impostos diretos de 35% cobrados sobre as receitas brutas apuradas nos espaços de jogo e de 4% de indiretos canalizados para fins diversos como a promoção turística.

JCS // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana