terça-feira, 6 de outubro de 2015

Portugal. CAVACO FALA AO PAÍS ESTA NOITE. O QUE ESTARÁ ELE A "COZINHAR"?



O que vai Cavaco dizer às oito da noite?

Especialistas ouvidos pela TSF acreditam que ainda não será hoje que o Presidente da República anunciará um convite formal a Passos Coelho para formar Governo. Mas pode dar indicações do que pretende no novo cenário político. Ouvir os partidos é uma questão formal que o candidato a Belém, Henrique Neto quer ver cumprida

A comunicação do chefe de Estado ao país acontecerá depois do encontro com o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, que está agendado para as 18:00.

O professor de Ciência Política, António Costa Pinto considera "pouco provável" que o chefe de Estado anuncie o convite para formação de governo. No entanto, o Presidente "poderá dar uma mensagem geral sobre a sua interpretação dos resultados eleitorais".

E nesse sentido, poderá ser uma "mensagem genérica sobre a possibilidade de acordos mais alargados tendo em vista a conjuntura do país", antecipa o professor da Universidade de Lisboa.

Também ouvido pela TSF, José Palmeira, professor de Ciência Política na Universidade do Minho não acredita que seja feito, já hoje, um convite a Passos Coelho para formar governo.

"Não sei até que ponto será legítimo endereçar já um convite sem atender ao encerramento do processo eleitoral", diz o professor universitário lembrando que ainda falta conhecer os votos da emigração.

O académico defende que "seria conveniente" auscultar a opinião dos partidos, "quanto mais não seja do ponto de vista formal. E é sabido que o Presidente da República dá muita importância às questões formais".

A questão formal é também levantada por Henrique Neto, candidato a Belém.

"As formalidades são para se cumprir, nomeadamente porque havendo maioria de deputados de esquerda, justifica-se que Cavaco Silva ouça os partidos", afirmou à TSF.

Questionado sobre a expectativa que tem sobre a comunicação presidencial desta noite, Henrique Neto vai mais longe: "Espero que não seja para Cavaco Silva dizer que convidou Passos Coelho para formar governo".

Para o candidato, nas atuais condições, "seria avisado que não o fizesse antes de ouvir os restantes partidos políticos".

Na perspetiva de José Palmeira, "pode ser que o Presidente da República reforce o apelo para que a governação se processe num quadro de estabilidade" mas mesmo assim, segundo o académico, "não deixa de ser estranho que Cavaco Silva o faça sem antes apalpar o pulso a António Costa".

No domingo, a coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) venceu as eleições com 38,55% (104 deputados), o PS conseguiu 32,38% (85 deputados), o BE subiu a terceira força política com 10,22% (19 deputados), a CDU alcançou 8,27% (17 deputados) e o PAN vai estrear-se no parlamento, com um deputado, 1,39% dos votos.

Para esta tarde, ainda antes do encontro de Cavaco Silva e Passos Coelho, está marcada uma reunião da comissão política do PSD. O Conselho Nacional dos sociais-democratas, o órgão máximo do partido entre congressos, reúne-se depois às 18:30.

Para essa hora está também marcada a comissão política do CDS-PP. O Conselho Nacional dos democratas-cristãos reúne-se mais tarde, a partir das 20:30.

O PS também tem marcada para esta noite, às 21:30, uma reunião da sua comissão política.

TSF - Titulo PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana