quinta-feira, 8 de outubro de 2015

O GRANDE OBSTÁCULO AO DESENVOLVIMENTO



 Rui Peralta, Luanda

O burocratismo é inimigo da liberdade individual e da opinião pública, além de impedir a distribuição e produção de riqueza. Se observarmos as relações de trabalho nas estruturas burocráticas concluiremos que estas vão desde as estruturas altamente hierarquizadas (como o exemplo histórico do Estado Prussiano), até às ineficazes e caóticas estruturas burocráticas das economias periféricas.

A mentalidade burocrática molda o caracter e gera uma completa “pobreza de espirito”. Caracteriza-se pela ineficiência generalizada, a falta de respeito para com o utente/cliente, pela corrupção, caça á promoção, bajulação, subserviência rastejante, anulação da personalidade e da individualidade, além de alimentar o processo de filistização pequeno-burguesa da sociedade. A apatia generaliza-se e torna irreversível o processo de destruturação das nações.

O espirito burocrático, em condições extremas (embora correntes nas economias periféricas) ultrapassa o organismo estatal e implanta-se no sector privado. Surgem então fenómenos como a anulação dos direitos dos consumidores (anulação efectuada por processos que colocam os consumidores no ultimo grau da escala), os clientes vêem-se transformados em utentes e estes em lixo, um camada de mal-agradecidos que não reconhecem a produção nacional e que contestam o preço que pagam pelo “produto nacional”, mesmo que este de nacional apenas tenha a moeda em que é trocado.

Os exemplos mais gritantes destas situações de filistização geral da sociedade observam-se quando entramos numa loja e ficamos a aguardar que nos atendam, ou quando na mesma loja adquirimos a mercadoria no rés-do-chão, pagamos no 2º piso e recebemos a mesma no 1º piso, tendo ainda de mostrar faturas e mercadoria na porta ao sair. Ou quando vamos ao banco e somos submetidos a uma dose de assinaturas e de comparações de assinaturas, de documentos de identificação, antes de podermos mexer no nosso dinheiro, mas que é tratado como se fosse coisa dos senhores que estão no outro lado do balcão, mais próximos das residências dos deuses. Ou quando para comprar um telemóvel temos de mostrar a certidão de nascimento ou um documento a comprovar que não temos cadastro, ou que estamos legais.

É um mundo surreal, onde a anormalidade torna-se norma. É um mercado grotesco, onde o lojista não quer ganhar dinheiro a vender mas a ver Bilhetes de Identidade, como se fosse um policia, ou um dono do Hotel não tem o Hotel para nós dormirmos, pagando, mas sim quer é o Bilhete de Identidade ou o passaporte e só depois é que recebe o dinheiro. É a aberração total da Segurança em nome da Estabilidade. É a Paz dos cemitérios, representada por zombies disfarçados de empresários.

Como é lógico tudo isto tem um preço: a pobreza, o subdesenvolvimento e o parasitismo social. Depois tudo implode gerando um enorme caos económico: hiperinflação, crise financeira, desemprego, empresas fechadas, salários em atraso, dívidas eternas, créditos malparados, Bancos transformados em sorvedouros e os cofres, os olhos, os estômagos, os cérebros…vazios!

Leituras aconselhadas
Bobbio, N. Teoria Generale della Politica Ed. Einaudi, Torino, 1999
Rizzi, B. A Burocratização do Mundo Ed. Antígona, Lisboa, 1983
Peters, T. and Waterman, R. In Search of Excellence Ed. Harper & Row, NY, 1982

Sem comentários:

Mais lidas da semana