segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Portugal. Não falar com a Esquerda seria "violação de mandato eleitoral" do PS – João Galamba



Escreve João Galamba que o PS concorreu a estas eleições deixando claro que “rejeitava o cordão sanitário a que se convencionou chamar de ‘arco da governação’”.

Para João Galamba, mesmo tendo perdido as eleições, o PS não pode “ignorar que há uma maioria absoluta de deputados que têm um mandato para mudar de políticas e mudar de governo”.

A afirmação surge no seu espaço de comentário semanal no Diário Económico, com João Galamba a defender que “é obrigação do PS fazer todos os esforços para transformar essa maioria negativa numa maioria positiva”.

Não o fazer, “desistindo sequer de tentar, traduz-se numa violação do nosso mandato eleitoral”, defende o socialista.

João Galamba realça ainda que “viabilizar um governo não é só não apoiar qualquer moção de censura ou não rejeitar” um programa eleitoral. “Também obriga a criar condições para que, de forma credível e sustentada no tempo, governar”, pode ler-se.

Num dia em que há encontro entre Bloco de Esquerda e PS, diz ainda o deputado socialista que “se o passado condiciona, ele não determina nada”. E apesar de historicamente ter havido divergências entre comunistas e socialistas, desde que não haja “intransigência”, é possível o diálogo à esquerda.

Porém, o socialista diz ainda que tal não se aplica em qualquer circunstância: “rejeitamos qualquer tipo de maioria negativa (…) que nada constrói e que nada viabiliza”, pode ler-se.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana