domingo, 29 de novembro de 2015

Documentário português premiado no Festival Internacional de Cinema da Praia



O filme "Fim de um mundo?", dos portugueses Jorge Murteira e Cláudia Freire, ganhou o prémio de melhor documentário curta do Festival Internacional de Cinema Plateau, que termina este fim de semana na cidade da Praia, Cabo Verde.

O documentário "Fim de um Mundo?" retrata, através de testemunhos de quem lá vive e dos que emigraram e todos os anos regressam, as mudanças ocorridas nas últimas décadas em Paredes de Coura, outrora conhecida como Celeiro do Minho.

O documentário integra a exposição "Impressão Digital em Terras de Coura" recentemente inaugurada no museu local.

Numa mensagem na sua página na rede social Facebook, Jorge Murteira, que não esteve presente no festival, mostrou-se surpreendido e "muito feliz" com o prémio, considerando que o facto de a distinção ter acontecido em Cabo Verde "dá um maior sentido e alegria a tudo isto".

A II edição do Plateau - Festival Internacional de Cinema da Praia distinguiu ainda os filmes "Zenaida", uma coprodução entre a Grécia e Cabo Verde (Melhor Ficção Longa), "O tempo dos orixas", do Brasil (Melhor Ficção Curta) e "Do outro lado do Atlântico", do Brasil (Melhor Documentário Longa).

O prémio revelação foi para o filme "Hoje", da cabo-verdiana Artemisa Ferreira, e o júri atribuiu ainda uma menção honrosa à pelicula "Casa de Lata", dos também cabo-verdianos Ângelo Lopes e Lara Plácido.

Quatro filmes portugueses estiveram em competição na segunda edição do Festival Internacional de Cinema da Praia, que decorreu desde 19 novembro com uma seleção de duas dezenas de peliculas, na sua maioria lusófonas.

Portugal esteve representado na competição pelos documentários "Fim de um Mundo?", de Cláudia Freire e Jorge Murteira (Paredes de Coura), "Eugénio de Andrade, lembrado pelos amigos" de Fernando Faria Paulino (Maia), "O Barbeiro Guitarrista", de André Almeida Rodrigues (Matosinhos) e pela curta-metragem "Chegar a Casa", de Ibrahim Kanara, pseudónimo de Santiago Macias (Mértola).

Fora de competição e a abrir o festival foi exibido o filme "A Ilha dos Escravos", do realizador português Francisco Manso, um drama lançado em 2008 conjuntamente pelo Brasil, Cabo Verde, Espanha e Portugal, numa adaptação livre do romance "O Escravo", escrito em 1856 por José Evaristo de Almeida, um português desterrado em Cabo Verde.

Cabo Verde participou com cinco filmes, incluindo o premiado documentário hispano-cabo-verdiano "Tchindas", que retrata os preparativos do Carnaval do Mindelo, São Vicente, a partir da história do transexual Tchinda Andrade.

O documentário, dos espanhóis Pablo García Pérez de Lara e Marc Serena, estreou-se no festival Outfest Los Angeles 2015, nos Estados Unidos, tendo sido distinguido com o Grande Prémio do Júri desse festival.

O festival contou ainda com participações do Alemanha, Áustria, Brasil, Estados Unidos e Moçambique.

O Festival de Cinema da Praia é uma organização conjunta da Câmara Municipal da Praia, Ministério da Cultura, Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde e a Txan Film&, Associates.

CFF(RYPE) // ZO - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana