sábado, 28 de novembro de 2015

PORTUGAL EM 12 PENADAS




Romano Prates, Maputo*

AMNÉSIA GAY... ENTRE PORTAS

Agora é assim. Antes, quando eram governo, era o contrário. Atualmente: Centristas dizem que casais gay têm a mesma capacidade para adotar.

Só pode ter sido amnésia, quando eram governo foi a exclusão gay. Nem por terem caso... entre portas se lembraram. Que desfeita, que descaramento, que insistência em praticar a exclusão dos cidadãos. Que falsos.

AMEAÇAS DE CAVACO

Fútil e inútil foi o Cavaco ameaçador no seu discurso da tomada de posse do governo PS. Estaria a ameaçar não promulgar o Orçamento de Estado? Talvez. Estaria a ameaçar o quê? Ao que parece Cavaco pode ficar pendurado porque o Orçamento poderá ser aprovado já com Cavaco fora de cena.

Ora toma. Para quem já é cadáver mas apesar disso continua ressabiado o antídoto é recomendável. Ignorem-no. Cavaco presidente horribilis. Uma vergonha.

DEMOCRACIA NO PODER

Que o PCP prevê "convergências e divergências". Mas há "soluções"Claro que tem de ser assim. É a democracia a funcionar. A democracia no poder. Diálogo sempre. Até porque Portugal já está a vivenciar momentos de democracia como antes nunca viramos. O objetivo é cada vez mais e melhor democracia, mais e melhores entendimentos. São os portugueses que querem. Foram os portugueses que disseram votando como votaram: “Entendam-se e livrem-nos desta matilha da ultra direita” que nos roubou e empobreceu.

FOSSA DE CAVACO ATERRADA, JÁ

Daquele não seria de esperar outro desabafo para assear Cavaco: Ângelo Correia diz que Cavaco Silva tem direito ao "desabafo".

Ângelo devia saber que é missão impossível. A fossa em que Cavaco se meteu há largos tempos, ao se assumir e comportar como presidente só de alguns, dos seus, não pode ser limpa, não é praticável, só resta uma solução: aterrar a fossa como se faz aos pântanos. Depois então já se poderá construir algo de novo, com solidez e estabilidade. A obra já começou.

RESTAURAÇÃO DA SOBERANIA

O governo ido, de Cavaco-Passos-Portas, acabou com feriados que são efemérides que comemoram atos passados da soberania de Portugal. O novo governo vai derrubar a “invasão” da direita antipatriótica repondo os feriados, como deve. Restaura a nacionalidade e a soberania que o governo dos ultra-direita vinha destruindo. Os cortes eliminados e subida do salário mínimo, como podem ler: Programa do PS repõe feriados, elimina cortes e sobe salário mínimo

OS ABAIXO DE ANIMAIS JÁ CAÍRAM

Os animais nossos amigos não são coisas. Pois não. Mas há os que assim não agem e assim não pensam. Temos pena desses por parecerem ser abaixo de animais que já caíram. Os amigos dos animais nossos amigos apoiam o anunciado: Animais vão deixar de ser "coisas", lê-se no Programa do PS.

IGNORE-SE O IGNARO

Cavaco ainda na baila. Desta vez por Jerónimo de Sousa. Mais uma vez: Cavaco teve discurso "de mau perder" na posse de António Costa.

Cavaco não é só mau-perdedor, como sabemos. É mesquinho, vingativo, antidemocrático. Um ignaro, por opção, da má-vida que ditaram aos portugueses. É uma vergonha, que vai continuar a ocupar Belém, por mais uns três meses. Não respeita os portugueses, todos os portugueses. Provas várias nas políticas dos últimos quatro anos. Prova está no discurso de exclusão de um milhão de portugueses eleitores, de caras, e por inerência de mais de dois milhões que votaram PS. Os eleitores PS só não seriam  excluídos se o PS se dispusesse a apoiar o governo Cavaco com Passos e Portas, para continuarem a fazer florir a fome, a miséria e a vender Portugal ao desbarato. Mais três meses em Belém. O antídoto é deixarem-no a falar sozinho ou com a minoria que representa, os da sua preferência mercantilista. Bando dos cifrões. Ignorem-no.
  
AS SAUDADES QUE ELES JÁ TINHAM

Enganaram-se e desenterraram programa do governo que já não é governo. É o que se pode ler: Parlamento enganou-se e publicou programa do governo de... Passos.

Enganaram-se? Adapte-se a letra: “As saudades que já tinham do velho governinho que tão bem tramava o povinho…”
  
ZITARRADAS

Zita Seabra passou-se. Não é novidade. É de quem dá mais. E assim diz-se amiga dos pobrezinhos. Foleira, para não adiantar mais. Até porque nem merece aqui mais carateres. Leiam: "Amigos dos pobrezinhos somos todos, Esquerda deu o que não tínhamos".
  
BLEFANDO

"Cavaco teimou em fazer bluff com os poderes presidenciais"Pois sim. Já sabemos isso. Não foi só este bluff. Aliás, ele é um verdadeiro bluff da política. Basta. Ignorem-no.
  
AI, AI, AI, AI. LIVRA!

O professor Jorge Miranda já está a assustar-nos. E ele sabe das constitucionalidades e poderes de Cavaco como poucos. Avisa: Cavaco mantém poderes e alguns "extremamente importantes".

Querem ver que ainda vai concretizar o golpe de Estado com que a direita sonha e volver este país à desgraça novamente? Ó senhor professor Miranda! Lembrar isso a Cavaco é o mesmo que estar a lembrar ao diabo como pode voltar a fazer a vida negra aos portugueses. Vire para lá essa boca, senhor Jorge Miranda. Credo! Ai, ai, ai, ai. Livra!

SÉRGIO, MONTADO EM 30 MIL

O vendedor de empresas públicas estratégicas continua a dar que falar. Sérigo Monteiro, aliás, Sérgio Montado em 30 mil euros por mês… Mete nojo, leiam se quiserem: Saída de Sérgio Monteiro da CGD continua a ser polémica. É fartar vilanagem.

*Temporariamente em Portugal

Sem comentários:

Mais lidas da semana