segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Portugal. PCP acusa PSD e CDS de terem propagado "grande embuste" sobre economia do país



O PCP acusou hoje PSD e CDS de terem promovido um "grande embuste" sobre a situação da economia portuguesa, contrapondo que os mais recentes dados indicam que o crescimento desacelerou face ao período homólogo do ano transato.

Esta posição foi transmitida aos jornalistas pelo deputado comunista António Filipe, depois de o Instituto Nacional de Estatística (INE) ter indicado uma taxa de variação nula do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deste ano face ao trimestre anterior - e um aumento de 1,4% em termos homólogos -, assim como uma taxa de desemprego inalterada em outubro, face a setembro, nos 12,4%.

"PSD e CDS andaram a dizer que a crise estava ultrapassada e que o futuro que se aproximava seria risonho, mas ficamos agora a saber pelo INE que a economia portuguesa estagnou [no terceiro trimestre] relativamente ao anterior e desacelerou relativamente ao trimestre homólogo de 2014", sustentou António Filipe.

Para o deputado do PCP, os mais recentes dados do INE "demonstram que tudo aquilo que foi dito intensamente aos portugueses nos meses de campanha eleitoral, antes das eleições legislativas de 4 de outubro, não passava afinal de um "grande embuste".

"Efetivamente, a evolução da economia portuguesa não foi aquela que se disse, mas antes foi caraterizada pela estagnação e desaceleração", frisou.

De acordo com António Filipe, no terceiro trimestre desse ano assistiu-se antes "a uma quebra significativa do investimento e do consumo privado, inclusivamente das próprias exportações".

PMF // SMA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana