terça-feira, 22 de dezembro de 2015

BANCO CHINÊS EMPRESTA 45,7 MILHÕES DE EUROS A TIMOR-LESTE



O Governo de Timor-Leste assinou um contrato de empréstimo concessional com o banco chinês EXIM no valor de 50 milhões de dólares (45,7 milhões de euros), divulgou hoje num comunicado o Ministério das Finanças timorense.

"O acordo permite a Timor-Leste ter acesso a um empréstimo no valor de 50 milhões de dólares para construir e atualizar o sistema de drenagem em Díli", refere o comunicado.

Empréstimos concessionais têm termos substancialmente mais generosos do que os empréstimos do mercado, através de taxas de juros mais baixas, períodos de carência longos, ou uma combinação destes.

Segundo a nota do Ministério das Finanças timorense, o acordo de empréstimo foi assinado em 18 de dezembro pela ministra Santina Cardoso e pelo embaixador da República Popular da China em Timor-Leste, Liu Hongyang.

Santina Cardoso disse, citada no comunicado, que "a implementação deste projeto irá melhorar significativamente o desenvolvimento urbano e qualidade de vida na cidade de Díli".

Liu Hongyang considerou que o acordo "significa que o relacionamento bilateral sino-timorense entrou, a partir da amizade tradicional, numa nova fase de cooperação pragmática".

"A China não vem para ajudar, mas para cooperar com Timor-Leste como um parceiro igual no desenvolvimento" timorense, acrescentou o embaixador chinês.

O empréstimo terá uma taxa de juro de dois por cento ao ano ao longo de 20 anos, com um período de carência de cinco anos, indica o comunicado.

O empréstimo tem uma subvenção de 27,76%, superior aos 25% normalmente exigidos pela OCDE, acrescenta o documento.

CSR // JMR - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana