O
organismo da Guiné-Bissau responsável pela desminagem do país continua a fazer
apenas trabalho de secretária, um ano depois de um carrinha de transportes
rebentar sobre uma mina e morrerem 24 pessoas.
Devíamos
estar no terreno", mas falta dinheiro e a instabilidade política dos
últimos meses adiou o apoio de parceiros, disse à Lusa, Jeremias Arlete,
diretor-geral do Centro Nacional de Coordenação da Ação Anti-Minas.
"Em
agosto, devíamos ter recebido uma equipa de peritos" indicada pela União
Europeia (UE) para avaliar as operações a financiar.
No
entanto, a demissão do Governo pelo Presidente da República e o impasse
político que se criou levou ao adiamento da visita, agora sem data marcada,
queixa-se aquele responsável.
Jeremias
Arlete já pediu ao novo Governo, entretanto empossado em outubro, para que o
centro receba um valor base a partir do Orçamento de Estado, que lhe permita
funcionar até chegarem os apoios de parceiros.
Aquele
responsável revela um cenário que exige cautelas.
Segundo
refere, a Guiné-Bissau tem ainda nove campos de minas por limpar numa área de
um milhão de quilómetros quadrados, com base em dados recolhidos pelo centro e
apresentados num encontro com doadores internacionais, em março, em Bruxelas.
Há
ainda outras cinco áreas de concentração de engenhos explosivos (tais como
granadas, morteiros e outros) e 43 zonas suspeitas.
Tudo
é resultado da guerra colonial (1963-1974), da guerra civil (1998-1999) e do
conflito de Casamança (na fronteira norte do país), ainda por sanar, mas longe
do auge.
"Há
trabalho para mais quatro anos, pelo menos", realça João Gomes, comandante
de operações do centro.
As
comunidades que vivem junto das zonas perigosas estão avisadas sobre a
situação, mas todos os anos há relatos de acidentes com vítimas mortais.
Jeremias
Arlete considera ter sido "precipitada" a declaração de dezembro de
2012, do governo de transição da Guiné-Bissau, ao anunciar na que o país estava
livre de minas.
Prova
disso são os rebentamentos que têm acontecido, sendo o mais grave o que matou
24 pessoas e feriu outras oito, a 26 de setembro de 2014.
Um
veículo de transporte coletivo seguia por um caminho degradado, de terra
batida, entre Bissorã e Encheia, no interior do país, quando ativou uma mina
antitanque.
A
zona está sinalizada entre os locais de risco no mapa do Centro de Ação
Anti-Minas.
Depois
do acidente, o centro saiu da paralisia e foi reativado, Jeremias Arlete foi
nomeado diretor-geral e desenvolveu-se trabalho documental por forma a
antecipar os trabalhos no terreno, mas para os quais ainda não há meios.
As
intervenções previstas incluem ações de informação junto da população,
"através das rádios, sinalização e folhetos", explica Filomeno Graça,
do departamento de sensibilização.
Para
circular nalgumas zonas mais remotas, "ainda é preciso muito
cuidado", concluiu.
O
risco é referido no relatório de segurança de 2015 sobre a Guiné-Bissau,
elaborado pelo Departamento de Estado norte-americano.
O
documento alerta para o facto de haver "milhares de minas deixadas no
terreno" em diferentes regiões -- sendo que a capital é considerada livre
de minas.
De
acordo com relatos recolhidos desde 2006 pela agência de informação humanitária
IRIN, já foram encontradas minas chinesas, portuguesas, russas e espanholas na
Guiné-Bissau.
A
estação das chuvas (de maio a novembro) é a mais perigosa uma vez que as minas
podem mudar posição ao serem arrastadas juntamente com as terras, de acordo com
os testemunhos da população.
Mas
o combate à ameaça com ações no terreno continua suspenso.
LFO
// PJA
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