segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

ELEIÇÕES EM ESPANHA, RESULTADO DE PORTUGAL? É POSSÍVEL



Espanhóis vão a votos no próximo domingo

As eleições legislativas espanholas estão agendadas para o próximo domingo. De acordo com o jornal Expansión, do país vizinho, as sondagens apontam para uma minoria parlamentar do PP de Mariano Rajoy, atual primeiro-ministro.

Recorde-se que o mesmo aconteceu em Portugal, quando a coligação Portugal à Frente venceu as eleições mas foi suplantada no poder pelo PS apoiado parlamentarmente por Bloco de Esquerda e Partido Comunista.

Em Espanha pode acontecer algo semelhante. O Expansión conversou com Timo del Carpio, economista do Royal Bank of Canadá (RBC) em Londres, sobre possíveis cenários e o responsável não descarta um governo do PSOE e do Podemos apoiado (tal como em Portugal) pelos nacionalistas e pelo partido Izquierda Unida.

Tal cenário, frisa del Carpio, “provocaria uma reação inicial de aversão ao risco no mercado”, razão pela qual é recomendada “precaução para não exagerar as implicações desse cenário, particularmente no que se refere a traçar paralelos com a Grécia”.

Quase certo é “um largo período de incerteza política” devido às “negociações para formar uma coligação”.

“Isso pesaria na confiança e influenciaria o investimento empresarial, numa altura em que a economia espanhola está cada vez mais dependente da procura interna”, acrescentou del Carpio.

Na mesma nota do RBC é sublinhado que todos estes fatores são uma “fonte de risco para as nossas projeções de crescimento da economia”.

“Inclusivamente, ainda que haja uma coligação estável, uma prolongada disputa política poderia reduzir a confiança”, lê-se na mesma nota.

Já para o Royal Bank of Scotland o cenário não é tão negro, calculando que há uma possibilidade de 88% de o PP e o Ciudadanos chegarem a um acordo. Relativamente a um entendimento entre o PSE e o Ciudadanos a probabilidade calculada é de 8%, um número que se reduz para metade quando em causa está um possível acordo entre o PSOE e o Ciudadanos.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana