segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Portugal. Banif: PCP RECUSA USO DE “RECURSOS PÚBLICOS PARA INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS”



Jorge Pires falou em nome do PCP sobre a solução encontrada para o Banif.

O PCP emitiu no seu site um comunicado sobre a resolução do Banif e venda do negócio ao Santander Portugal, na qual manifesta a sua oposição à “canalização de recursos públicos para instituições bancárias”.

Jorge Pires, membro da Comissão Política do Comité Central, anunciou ainda que o PCP vai pedir na Assembleia da República uma comissão de inquérito sobre o caso.

O Partido Comunista acusa o Governo PSD e o CDS de terem sido “diretamente responsáveis pela perda de 825 milhões de euros”, por terem injetado 1.100 milhões de euros no Banif, dos quais apenas 275 milhões foram recuperados.

Jorge Pires diz que o antigo Governo não garantiu “mínimo acompanhamento da instituição […], permitindo que um banco detido em mais de 60% pelo Estado fosse integralmente controlado por outros interesses”.

“Passos Coelho justificou a operação como um bom negócio para o Estado, mentindo sobre a operação que correspondeu, na verdade, a uma ajuda pública a fundo perdido a um banco privado com pesados custos para o interesse público”, pode ler-se.

“A situação demonstra que um efetivo controlo público da banca é absolutamente necessário”, acrescentou o partido liderado por Jerónimo de Sousa, uma opinião em linha com a do Partido Socialista.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana