domingo, 31 de janeiro de 2016

Moçambique. METICAL É A DIVISA QUE MAIS SE VALORIZA A NÍVEL MUNDIAL



No entantro, a Bloomberg avisa que a moeda moçambicana volta a desvalorizar-se este ano.

Voz da América

A moeda moçambicana, o metical, foi a divisa que mais se valorizou em Janeiro, em cerca de sete por cento, anulando parcialmente as perdas de 32 por cento registadas em 2015.

A análise é da agência de notícias financeiras Bloomberg que, no entanto, avisa que a moeda "deve enfraquecer-se novamente este ano por causa do abrandamento chinês e do dólar mais forte”.

"A reviravolta do metical, que foi um dos maiores perdedores no ano passado, e que é a moeda com melhor desempenho este ano a nível mundial, provavelmente não vai durar muito mais", diz a mesma fonte.

Ontem, o Banco de Moçambique reconheceu que vai ser difícil, nos próximos tempos, voltar a cotar a moeda nacional a 30 meticais por dólar, como estava no início de 2014, e diz que a depreciação da moeda nacional tem alguma relação com a actual tensão política.

O administrador do Banco de Moçambique, Valdemar de Sousa, revelou que isso obrigou a que se fizesse um esforço concertado com o sistema bancário e outras autoridades de gestão macroeconómica, a ponto de se terminar o ano de 2015 com o metical a ser cotado nos 45 meticais em relação ao dólar.

Mas mesmo assim, isso ainda se revela alto porque pode provocar outros impactos de curto e médio prazos noutras áreas de actividade económica e outros indicadores macroeconómicos.

Aquele administrador esclareceu que o Banco de Moçambique está a empreender esforços para consolidar a estabilidade macroeconómica, com um nível de inflação controlado e com menor volatilidade da taxa de câmbio do metical.

Sem comentários:

Mais lidas da semana