domingo, 31 de janeiro de 2016

Portugal. BRUXELAS QUE VÁ MARRAR COM UM COMBOIO




O cartoon diário no Jornal de Notícias: Elias O Sem-Abrigo, de R. Reimão e Aníbal F., hoje a comportar "uma verdadeira pechincha". Acha ele, o Elias.

Não, não é assim tanta pechincha como Elias considera. 1.600 milhões de euros é dinheiro. Principalmente para a maioria dos portugueses, ainda mais para aqueles que se os virarmos ao contrário não lhes sai nem um cêntimo dos bolsos. O Elias está ligeiramente errado na sua apreciação sobre os 1.600 milhões de euros que separam o governo português e Bruxelas (Comissão Europeia). Comparativamente ao que tem sido roubado aos portugueses no caso BES-Novo Banco e Banif até é, certo. 

Para além da diferença dos 1.600 milhões - que para um orçamento de Estado é pouca coisa, realmente - está subjacente uma capa de toureio bem à portuguesa. Ora, os da Comissão Europeia sabem que é preciso que invistam em Portugal e vai daí investem. Pena que invistam contra o esboço de orçamento e o governo que lhes desagrada. Mas é aquilo que têm por objetivo. E estão a marrar forte e feito, a trabalhar para desgastar o governo apoiado por aquela esquerda maldita, para eles. Marram, melhor dito, investem, olhando o futuro muito próximo e umas eleições antecipadas que voltem a colocar no governo a direita de sua eleição, a direita portuguesa domada pelos que querem sugar mais Portugal e os portugueses. Sabem como é: água mole em pedra dura tanto bate até que fura...

No dizer de Tomásio das Esquinas Sem Correntes de Ar, um sem-abrigo de Lisboa, como o Elias, que é do Porto, sempre que lhe falam da Comissão Europeia, dos de Bruxelas, ele diz: "Retirem a capa de toureio e digam-lhes para irem marrar com um comboio!"

Na moral da história, se é que está aqui, concluiu-se que afinal eles não são investidores - daqueles que Portugal precisa - mas sim marrões, que dispensamos. Uns grandes marrões. Pois então, na verdade, o melhor seria que fossem marrar com um comboio.

Redação PG / MM

Sem comentários:

Mais lidas da semana