domingo, 31 de janeiro de 2016

PR denuncia censura dos partidos da oposição pela imprensa em São Tomé e Príncipe



O Presidente da República Manuel Pinto da Costa fez tal denuncia em entrevista concedida a Voz de América em Cabo Verde. O Chefe de Estado são-tomense, falou mais uma vez, dos perigos que ameaçam a democracia são-tomense, e sobre a necessidade de diálogo que deve ser contínuo.

O Téla Nón desponibiliza para o leitor a reportagem da Voz de América em Cabo Verde. Note-se que o Chefe de Estado são-tomense regressou ao país na manhã de segunda – feira, após 4 dias de visita a Cabo Verde.

Em entrevista à  VOA, Pinto da Costa destacou a necessidade de diálogo permanente ente os diferentes actores políticos e a sociedade, visando o reforço do sistema democrático e o consequente desenvolvimento do arquipélago.

No encontro com a comunidade são-tomense radicada em Cabo Verde disse que o diálogo constitui a peça importante para o acerto de ideias, que permitam construir pontes para a consolidação democrática e o desenvolvimento país.

Outra questão que preocupa o Presidente de São Tomé e Príncipe é o trabalho da comunicação social, sobretudo dos órgãos públicos.

Manuel Pinto de Costa afirma que os partidos da oposição praticamente não têm voz nos canais de informação do Estado, situação que espera seja alterada, porquanto “sem uma imprensa livre o exercício democrático no país fica condicionado”.

Pinto da Costa defendeu também a necessidade de se reforçarem os mecânicos de cooperação entre os Estados da sub-região e parceiros internacionais, nomeadamente os Estados Unidos da América, visando o reforço da segurança no Golfo de Guiné.

No regresso ao seu país, diz ter ficado bastante satisfeito com a forma como as instituições cabo-verdianas funcionam, que ele considera ser um exemplo a ser seguido em São Tomé e Príncipe.

“É que os sujeitos políticos devem ter a capacidade de deixar as diferenças e ideologias de lado e priorizar sempre os superiores interesses do país”, conclui Manuel Pinto da Costa.

Fonte Voz de América, em Téla Nón

Sem comentários:

Mais lidas da semana