quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Portugal. MOODY’S DÁ NOTA POSITIVA AO ORÇAMENTO



É a primeira agência de "rating" a avaliar de forma positiva as contas do Estado para 2016, que o Parlamento aprovou esta semana.

A agência norte-americana Moody's considera que a versão revista do Orçamento do governo PS, que mereceu a aprovação da maioria de esquerda na Assembleia da República, é mais "realista".

A agência norte-americana Moody's considera que a versão revista do Orçamento do governo PS, que mereceu a aprovação da maioria de esquerda na Assembleia da República, é mais "realista".

Para a Moody's, o documento aprovado no Parlamento, não é ideal; pelo contrário, tem três aspetos que devem ser registados: melhora a credibilidade orçamental; demonstra vontade de corrigir o rumo, depois da pressão de Bruxelas; e é positiva em termos de risco de crédito.

Apesar disto, Portugal também não se livra de algumas chamadas de atenção. A agência mantém que as perspetivas de crescimento são demasiado otimistas. E, no final do ano, a meta do governo de 2,2% para o défice vai ser ultrapassada e deverá chegar próximos dos 3%.

Do lado das poupanças fiscais, a Moody's considera que os objetivos dificilmente serão alcançados, porque dependem da melhoria da eficiência na Administração Pública. E não se espera que a reforma chegue a tempo de garantir as previsões do documento.

Na análise da Moody's, o Orçamento do Estado concentra as medidas do lado da receita, incluindo um aumento de impostos. É o que vai acontecer com a subida da contribuição da banca para o Fundo de Resolução e a reversão de algumas medidas, como a redução das contribuições dos salários mais baixos para a segurança social.

Na análise política, a agência norte-americana de notação financeira, também encontra sinais positivos e, sobretudo, de estabilidade: está afastado o risco de eleições antecipadas

TSF – Foto: Brendan McDermid/Reuters

Sem comentários:

Mais lidas da semana