quarta-feira, 2 de março de 2016

Portugal. A ASSUNÇÃO DE PASSOS



Miguel Guedes – Jornal de Notícias, opinião

Aconteceu e em simultâneo. No dia em que Marcelo Rebelo de Sousa dá a sua última aula de direito administrativo na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Passos Coelho apresenta a sua última moção de estratégia à liderança do PSD. Sob o lema de um "Compromisso reformista", o presidente social-democrata avança sem oposição mas não se antecipa sem confronto. Nos tempos próximos, navegando à vista da governação socialista e das alianças à Esquerda, espera que o seu fatalismo histórico se confirme: não especula sobre o papel do presidente da República face a uma eventual crise política mas depende dessa crise para evitar que os ditos sociais-democratas do partido o reformem compulsivamente. Sem compromisso. Só há futuro político para Passos Coelho caso o vento não sopre de feição a António Costa. E, ainda assim, muito depende daquele a quem apelidou - no último Congresso do partido - de "cata-vento" e a quem criou todos os obstáculos possíveis no caminho para Belém. Após ter "catado" o eleitorado ao Centro, quererá o social-democrata Marcelo mostrar administrativamente ao liberal Passos para que lado sopra o vento?

No campo dos fenómenos naturais não se pode dizer que Passos, por concorrer sozinho e sem ninguém à ilharga em eleições directas, tenha acabado com o PSD. Independentemente do vento que sopre de Belém, há sempre um Rio que corre. Ou um Morais Sarmento que emerge. Daqui a seis meses, a luta pela bandeira da social democracia será impiedosa. A "segunda geração de reformas" a que Passos Coelho se compromete perante um crescimento económico socialista minguado, terá que ser dirigida para dentro do próprio partido, agora que não conta com a execução orçamental forçada dos amigos de Bruxelas. Os amigos de Bruxelas são de ocasião e a ocasião é o momento. E o momento é de Costa. Ninguém acredita que Passos resista quatro anos na Oposição sem concorrência interna. Paulo Portas percebeu-o há muito e já teve essa Assunção. A sua.

Passos prefere assumir outro caminho e, ao contrário de Portas, encerra-se no seu semicírculo, não procurando descendência. Continua a ser irrazoável, acreditando agora que o cenário macroeconómico que fielmente serviu durante quatro anos, o possa salvar. No fundo, Passos Coelho ainda não tirou o "pin" da lapela apesar de ter abandonado o discurso da ilegitimidade governativa da Esquerda. Como fez questão de nos informar no dia anterior à apresentação da sua moção ao congresso, caso estivesse no Governo "estaria a bombar para afastar a crise". É essa a sua assunção. Alguém lhe explique que continua a bombar para o que já devia ter acabado mas continua.

O autor escreve segundo a antiga ortografia

`Músico e advogado

Sem comentários:

Mais lidas da semana