quinta-feira, 14 de abril de 2016

Angola. INFLAÇÃO EM LUANDA CHEGOU AOS 23,6%



Relatório mensal do INE aponta uma subida de 15,91% dos preços na área da Saúde entre Fevereiro e Março.

Os preços em Luanda subiram 23,6 por cento em Março, face aos últimos 12 meses, renovando máximos históricos, ao disparar 3,4 por cento face ao mês de Fevereiro, influenciado sobretudo pelo sector da saúde.

A informação consta do relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Angola sobre o comportamento da inflação destacando-se na capital a classe “Saúde”, com uma subida de 15,91 por cento de Fevereiro para Março.

Neste relatório do Índice de Preços no Consumidor (IPC), Luanda apresentou aumentos, no espaço de um mês, nas classes “Bens e Serviços Diversos”, com 5,21 por cento, “Bebidas Alcoólicas e Tabaco”, com 4,42 por cento, e “Alimentação e Bebidas não Alcoólicas”, de 3,58 por cento.

No Orçamento Geral do Estado para 2016, o executivo prevê uma taxa de inflação (a 12 meses, Janeiro a Dezembro) de 11 por cento.

Já o Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN) – ainda não há dados agregados para um ano no registo de todo o país – registou uma variação de 3,25 por cento entre Fevereiro e Março.

Além de Luanda, as subidas no último mês foram lideradas pelas províncias do Namibe (4,19 por cento) e do Cunene (3,23 por cento), enquanto na posição oposta figuraram as províncias do Huambo (2,01 por cento), Uige (2,31 por cento) e Lunda Sul (2,40 por cento).

Lusa, em Rede Angola

Na foto: Clínica Girassol[ - Francisco Bernardo/JA imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana