terça-feira, 12 de abril de 2016

Guiné-Bissau. Pequenos partidos apresentam propostas para tirar o país do impasse político



Bissau, 12 Abr 16 (ANG) - Os partidos, Movimento Democrático Guineense (MDG), Aliança Socialista Guineense (ASG), Partido do Trabalho (PT), o Partido Social Democrata e Partido para Liberdade Ordem e Progresso (PALOP), afirmam estar na posse de uma proposta por eles elaborada para tirar o país da situação de impasse politico em que se encontra.

Em declarações exclusivas à ANG, o porta-voz do grupo, Silvestre Alves justificou que por isso tiveram segunda-feira um encontro com o líder do PAIGC a quem  informaram  da referida proposta, cujo teor recusam divulgar .

O presidente do MDG deplorou o facto da crise politica que dura já há oito meses ter levado o país a uma paralisia total e provocado prejuízos incalculáveis.

Alias, como advertiu Silvestre Alves, o problema tende a agravar-se ainda mais, sobretudo devido as  greves nos sectores da educação e  saúde.

“Por isso, depois de uma análise profunda da situação, decidimos que vamos pedir audiência com todos os titulares de órgãos de soberania e todos os partidos com assento parlamentar e para apresentarmos as nossas ideias e tentarmos discutir em conjunto a melhor forma de resolver este problema“, disse.

O líder do MDG adiantou ainda que na referida auscultação não vão deixar de fora ninguém, isto é, todos os partidos com ou sem assento no parlamento vão ter acesso ao Memorando no final do encontro com os órgãos do poder, por ser eles atores ativos do processo, salientando que antes disso, não podem revelar as propostas e intenções dos cinco.

Silvestre Alves adiantou que o referido documento vai ser distribuído no momento certo às outras entidades tais como, as organizações da Sociedade Civil, entidades religiosas e tradicionais para mostrar-lhes a preocupação e sugestões de melhor maneira, no entender dos partidos signatários, para sair do conflito em que a Guiné-Bissau se entrou.

“Foi isso que iniciamos ontem com o PAIGC e o seu líder prontificou em nos receber e esperamos que vamos ter a mesma oportunidade com outros órgãos da soberania para expormos a nossa ideia pessoalmente apresentando-lhes o Memorando e para eventualmente servir como matéria de reflexão “ explicou o porta - voz.

Questionado sobre a receção da proposta por parte dos libertadores, Silvestre Alves frisou que não é de um momento para outro que se acaba com um conflito, acrescentando que, contudo, deixaram as suas ideias para as pessoas pensarem nelas não só no Memorando apresentado, mas também sobre os argumentos expostos em defesa das ideias do documento, acrescentando que aberturas mostradas podem vir a ser melhoradas.

O político defendeu o diálogo franco como caminho para a resolução de qualquer diferendo incluindo o que está a passar no país e, segundo ele, não são os tribunais que vão resolver este problema, mas sim uma abordagem política na base da seriedade, honestidade e generosidade. 

ANG/MSC/SG - em Bambaram di Padida

Sem comentários:

Mais lidas da semana