terça-feira, 26 de abril de 2016

Obiang. DITADOR DA GUINÉ EQUATORIAL É REELEITO COM 99% DOS VOTOS



No poder há 37 anos, Teodoro Obiang Nguema entra em seu sexto mandato

MALABO — Com 99% dos votos, a vitória de Teodoro Obiang Nguema nas eleições presidenciais da Guiné Equatorial não foi uma surpresa. No poder há 37 anos, o ditador mais antigo do mundo entra em seu sexto mandato com um resultado já esperado. Em 2009, ele foi reeleito com 95,37% dos votos.

Acompanhadas de perto pelas forças de segurança, as eleições de domingo ocorreram sem incidentes. Obiang liderou uma coalizão de dez legendas, entre elas o partido governista PDGE. Resultados parciais indicam que o ditador teria obtido 99,2% dos votos.

A Frente de Oposição Democrática (FOD), que reúne os principais partidos opositores, convocou em 23 de março um boicote às eleições presidenciais, advertindo contra fraudes.

Obiang chegou ao poder em 1979 através de um golpe de Estado, pelo qual derrubou seu tio Francisco Macias Nguema, que havia semeado o terror no país.

O regime atual é alvo de múltiplas denúncias de organizações de defesa dos direitos humanos, que o acusam de reprimir opositores, organizações independentes da sociedade civil e meios de comunicação.

O Globo

Sem comentários:

Mais lidas da semana