terça-feira, 14 de junho de 2016

Alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos quer justiça mais eficaz em Moçambique



O alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Al Hussein, pediu ao governo de Moçambique para fazer o seu melhor para levar os autores das execuções sumárias e promotores da violência à justiça.

Al Hussein, que discursava na segunda-feira na abertura da 32.ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra (Suíça), disse que Moçambique "mostra sinais de retorno à violência, após ter sido considerado história de sucesso em África".

"A retomada do confronto armado entre a ala armada da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e o exército nacional provocou o deslocamento de pessoas nas áreas afetadas," disse Al Hussein.

O diplomata acrescentou que foram reportados naquele país casos de raptos, execuções sumárias, além de maus tratos aos defensores dos direitos humanos e jornalistas.

Além da ação contra os mentores da violência, Al Hussein pediu ao Governo de Moçambique para abordar a corrupção, "que impede que muitos gozem os seus direitos económicos e sociais".

JSD // VM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana