sexta-feira, 17 de junho de 2016

Timor-Leste espelha "já um elevado apetite dos investidores" - PM



Bruxelas, 16 (Lusa) -- O primeiro-ministro de Timor-Leste afirmou hoje, em Bruxelas, haver "já um elevado apetite dos investidores" pelo país, face às opções políticas para diminuir a dependência do país das ajudas externas e do petróleo e gás.

"Já existe um elevado apetite dos investidores para irem para Timor, mas também estamos cientes que o trabalho deve continuar a ser árduo", afirmou à agência Lusa Rui Maria Araújo, acrescentando, assim, a importância dos contactos que fez durante dois dias em Bruxelas.

Nesta deslocação, Rui Maria Araújo participou nas Jornadas Europeias do Desenvolvimento e manteve reuniões bilaterais, nomeadamente com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e com o comissário europeu responsável pela Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Neven Mimica.

Na capital belga e europeia, Rui Maria Araújo aproveitou ainda para "partilhar a experiência de construção do Estado nos últimos 14 anos, após a restauração da independência" e também "mostrar aos parceiros quais os planos para o futuro, particularmente nos objetivos do desenvolvimento sustentável".

"Nós estamos muito cientes que o desenvolvimento socioeconómico do país vai ter que ser feito de uma forma mais autossustentada. Claro que continuamos a precisar dos apoios dos países da Europa, mas também é preciso dotar o país da capacidade de mobilizar os recursos necessários para desenvolver o país e daí as reformas que estamos a fazer", argumentou à Lusa.

Araújo especificou "não ser sustentável continuar-se a depender muito dos parceiros de desenvolvimento e também depender muito dos recursos não renováveis, como o petróleo e o gás".

Com esta opção, os investidores têm chegado ao país, nomeadamente, para a implementação de uma fábrica de cimento e a construção de um porto, enumerou o governante, referindo também os vários operadores de telecomunicações e os investimentos em hotéis, centros de conferência, centros comerciais.

PL // VM

PARCERIA COM TIMOR AGORA – sobre Timor-Leste, Ásia, Sudeste Asiático, Ásia-Pacífico, Oceânia

Sem comentários:

Mais lidas da semana