quinta-feira, 7 de julho de 2016

Euro2016. TIMORENSES CELEBRAM VITÓRIA DE PORTUGAL EM FESTA SEM PRECEDENTES



Díli, 06 jul (Lusa) - Milhares de timorenses aos gritos com "Viva Portugal", coloridos com milhares de bandeiras portuguesas dominam desde o final do jogo de Portugal contra o País de Gales nas ruas de Díli, numa longa caravana que parece não ter fim.

Em motas, carros, camiões de caixa aberta e até a pé, famílias inteiras gritavam "Portugal" e "Porto" (diminutivo utilizado pelos timorenses para falar do país que hoje se apurou para a final do Europeu de Futebol de 2016), os timorenses celebravam como se a vitória também fosse deles.

Uma longa caravana de festejos começou praticamente assim que se ouviu o apito final do jogo, em cenas com poucos precedentes em Timor.

Em multidões que fazem recordar as grandes caravanas para o referendo de 1999, as celebrações estão a marcar o amanhecer em Timor-Leste, onde hoje é feriado porque se assinala o fim do Ramadão.

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para a final do campeonato da Europa de futebol de 2016, ao vencer o País de Gales por 2-0, na primeira meia-final da prova, disputada em Lyon.

Cristiano Ronaldo, aos 50 minutos, e Nani, aos 53, apontaram os golos da formação portuguesa, que vai disputar domingo a segunda final da sua história, 12 anos depois do desaire por 1-0 com a Grécia, em Lisboa, no Euro2004.

No domingo, pelas 21:00 locais (20:00 em Lisboa), Portugal vai encontrar no Stade de France, em Saint-Denis, o vencedor do embate entre a anfitriã França e a detentora do título mundial Alemanha, que se defrontam na quinta-feira.

ASP/ALU // SB


Sem comentários:

Mais lidas da semana