Em
informação da Cision* ficamos a saber que a morte de Mário Soares foi “badana
para toda a semana” e que em vez de luto nacional vimos espetáculo do mais tétrico
e meditabundo. Mais de 15 mil notícias sobre a morte de Mário Soares, sendo
metade obra dos média estrangeiros. 230 horas de emissão sobre acontecimento em
rádio e televisão. Luto? Ao contrário disso foi um grande show. Os média que meditem.
E os oportunistas que não repitam tal fartum. É que Eanes e Cavaco,
ex-presidentes, estão na calha. É assim, é a vida. Ou melhor, é a morte que a
todos nos leva. (Redação PG)
AS
CONTAS DA CISION
Desde
o início da tarde de sábado, altura em que foi noticiada a morte de Mário
Soares, que os principais canais de televisão e estações de rádio do país se
desdobraram em diretos, emissões especiais, entrevistas e debates sobre a vida
do ex-Presidente da República. De acordo com um estudo da Cision, foram
publicadas 15.947 notícias e mais de 230 horas – o
equivalente a mais de nove dias – de emissão de rádio e televisão
dedicadas ao adeus ao homem que, em 1985, assinou o tratado de adesão de
Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE).
Os
canais de informação foram aqueles que mais tempo dedicaram às reações à morte
de Soares, às exéquias fúnebres e às inúmeras homenagens realizadas ao longo do
fim-de-semana e dos três dias de luto nacional que se seguiram. RTP3, SIC
Notícias, TVI 24 e CMTV realizaram exaustivas coberturas da
despedida ao fundador do Partido Socialista, somando cerca de 162 horas (quase sete
dias) de emissão sobre o óbito.
Os
principais canais generalistas também reservaram grande parte da sua
programação para abordarem a vida e a morte de Mário Soares. Entre RTP1, RTP2, SIC e TVI,
contabilizaram-se cerca de 36 horas (um dia e meio) de transmissões
televisivas sobre a despedida ao fundador do Partido Socialista. Do mesmo modo,
as rádios fizeram um acompanhamento pormenorizado do último adeus ao antigo
chefe de Estado, com a Antena 1, a TSF e a Rádio Renascença a
dedicarem cerca de 34 horas das suas emissões ao desaparecimento de
Soares.
Não
foi só na rádio e televisão que a morte de Mário Soares e todas as reações que
se seguiram foram amplamente noticiadas. Também nos jornais e nos meios online
a cobertura foi pormenorizada. Só em Portugal, foram publicados 699
artigos na imprensa e 4.486 notícias na internet.
Lá por fora, a Cision detetou 8.351 artigos publicados nos
meios de comunicação social internacionais sobre o desaparecimento do
ex-Presidente da República.
O
objeto de análise deste estudo realizado pela Cision – empresa líder
global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media –
são todas as notícias sobre a morte de Mário Soares, veiculadas no espaço
editorial português e internacional. O estudo incide sobre o período decorrido
entre os dias 7 de janeiro, data da morte de Soares, e 11 de janeiro de
2017, último dos três dias de luto nacional decretado pelo Governo.
*
A Cision é líder global em serviços de media intelligence, estando na base
de todo o processo de trabalho dos profissionais de comunicação.
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